sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PONTO DE VENDA - LOCALIZAÇÃO


Um dos fatores que mais afetam o desempenho de uma franquia é a localização do seu ponto de venda. Há um dito popular, no franchising, que diz que o ponto pode ser responsável por 50% do seu sucesso ou por 100% do seu fracasso.

A primeira tarefa é estabelecer o perfil do seu cliente. O seu produto é competitivo para que faixa de renda da população? Onde estão os seus potenciais clientes? Um negócio que pratica preços premium, não pode ser localizado num bairro pobre ou numa cidade de baixa renda, sob pena de fracassar.

Outro fator a considerar é o tamanho do seu mercado. Se ele não é grande o suficiente, nem é provável que cresça num curto período, seu faturamento pode não ser capaz de gerar um lucro significativo ou mesmo atingir seu ponto de equilíbrio.


Se seu negócio é um nicho que atinge a um pequeno segmento do mercado, a cidade ou o bairro aonde você vai se instalar tem que ter uma alta densidade demográfica. Isso é essencial para que você tenha o maior volume possível de consumidores.

Outra coisa importante é localizar seu ponto na rota de seu público alvo, preferencialmente, próximo a outros negócios semelhantes ao seu ou complementares. O isolamento, pouquíssimas vezes é uma vantagem competitiva, na maioria dos casos um é erro fatal.

Se você quer montar sua franquia de loja de material de escritório, é mais provável que você tenha sucesso se o fizer num local onde há muitos escritórios, escolas
ou outras lojas semelhantes. Nesse caso, você estará trabalhando o fator conveniência.

Sua franquia precisa, também, ser acessível aos funcionários para que você não tenha problemas para contratar e manter uma equipe qualificada e, consequentemente, a qualidade de atendimento.

Por último, considere a localização da sua concorrência direta. A localização próxima de vários negócios concorrentes pode ser interessante se isso criar um “point”. Por exemplo, em Porto Alegre, RS, o bairro Azenha concentra o maior número de lojas de autopeças da cidade.

Em vista, disso o maior número de compradores desses produtos prefere se deslocar até o bairro Azenha, pois sabe que lá, a probabilidade de encontrar o que está procurando, é maior, além de preços mais baixos em razão da concorrência. Isso acontece em outros mercados como colchões, móveis e outros produtos. São criadas a rua dos móveis, a rua dos colchões e etc.

Por outro lado, se você que montar uma escola de idiomas ou uma academia, um bairro importante, que ainda não tenha esse tipo de negócio, pode ser mais vantajoso do que se instalar junto a concorrência.

Enfim, a escolha do ponto de venda é crucial ao sucesso do negócio. Buscar a orientação de um especialista é mais em conta do que experimentar sozinho ou seguir o palpite de pessoas não qualificadas no assunto.

Por Paulo R. Fernandes

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