sexta-feira, 16 de outubro de 2009

VIETNAME – A TERRA PROMETIDA DO FRANCHISING

Em um mundo de crise econômica global, parece que os investidores estrangeiros estão vendo o Vietname como uma terra prometida. Isto é particularmente verdade no setor de franquias, em que o Vietname havia ficado para trás do resto da Ásia.


Apesar de ter iniciado mais tarde, o Vietname está vivendo um interesse da comunidade internacional de franchising. A recente Viet Nam International Franchise Show na cidade de HCM, por exemplo, atraiu mais de 150 expositores internacionais.

Uma das razões para este crescente interesse é a abertura do mercado do Vietname para os investidores estrangeiros, a partir de 1 de janeiro de 2008, coerente com os compromissos do país na OMC. Outro, é o rápido crescimento da economia no país que, de acordo com a recente Viet Nam Food and Drink Report, continua a superar os da maioria das economias do Sudeste Asiático.

O Vietname está sendo cortejado por potenciais franqueadores internacionais e locais, devido à sua política estável, seu rápido crescimento e sua população orientada para o consumo. Os aspirantes à classe média urbana tiveram um aumento de sua  renda, e possuem um insaciável apetite por produtos de qualidade e de marcas ocidentais.

A razão para o atraso no desenvolvimento do franchising no Vietname, é que o Franchising é um modelo de negócio dirigido essencialmente por direitos de propriedade intelectual. O Vietname, no passado, teve um sistema legal insuficiente para a proteção da propriedade intelectual, assim como para salvaguardar os direitos dos franqueadores e franqueados.

Apesar de a lei de 2005 sobre Propriedade Intelectual (alterada em 2009) e do Decreto n º 35/2006/ND-CP ter alargado o quadro regulamentar, e de proteção dos direitos de propriedade intelectual e de franchising. A proteção e a observância dos direitos de propriedade intelectual continua a ser uma preocupação e um desafio para franqueadores.

Entretanto, com a devida diligência, conselhos profissionais e perseverança, os desafios não são insuperáveis.

O que está esperando? Bem-vindo a Xanadu...(VNS)

Por Paulo R. Fernandes


Em tempo: mais informações sobre regulamentação do franchising no Vietname, solicite paulo@paulorfernandes.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário