quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FRANQUIA AMERICANA RESGATA AÇOUGUE DE BAIRRO


Carol Coultas nos relata que em South Berwick, Maine, New Southem Hampshire, EUA, dois amigos, Justin Rosberg e Jason Parent estão servindo receitas saudáveis ao lado de suas especialidades de costela e assados na sua franquia de açougue, "A Casa de Carnes".


Há seis anos, Rosberg e Parent reavivaram o conceito de açougue de bairro. Hoje, "A Casa de Carnes" opera em 14 localidades, sendo 10 lojas próprias e 3 franquias, com um faturamento de US $15 milhões. A lista de espera indica que a franquia vai duplicar de tamanho, anualmente, nos próximos 5 anos. Mais de 20 lojas franqueadas serão abertas nos próximos 18 meses.


A tendência dos últimos 20 anos havia sido de extinção dos açougues de bairro, engolidos pelos supermercados. Vimos um nicho enorme para trazê-los de volta ao mapa, diz Rosberg.
A operação foi ganhando atenção e elogios de publicações como a New York Magazine. Há poucas semanas a dupla foi destaque em um telejornal de Boston, onde mostraram dicas e demonstrações de grelhados para festas.


O sucesso, dizem eles, encontra-se em oferecer produtos de alta qualidade a preços competitivos, com atendimento primeira linha. Seus produtos de carne bovina são de animais submetidos a uma dieta de milho, livre de hormônios e antibióticos. Outras carnes e mariscos são mantidos em padrões semelhantes. Parent e Rosberg preferem comprar de produtores locais sempre que possível. Suas lojas apresentam uma grande seleção de vinhos, queijos e carnes marinadas. Há, também, contrato com padarias locais para fornecimento de massas e pastelaria.


Eles também vendem através do seu site e oferecem receitas caseiras, adaptadas à quantidade de tempo que o cozinheiro está disposto a gastar.


Rosberg diz que cada gerente de loja tem autoridade para adequar as ofertas para a comunidade que ele ou ela serve. Essa ligação com a comunidade é um dos princípios fundadores do seu funcionamento, além de campanhas de caridade, pondo em destaque seu modelo de negócio. A empresa oferece Cookouts por uma causa, e outros alimentos famosos para beneficiar entidades sem fins lucrativos, todos os meses, de abril a outubro. A Operação Thank You  levanta dinheiro para capelães militares e para famílias de veteranos em necessidade. "É uma combinação de crescimento dos negócios e serviços à comunidade", diz Rosberg. "Um atende o outro".


A empresa geralmente procura, para novas lojas, uma região onde a renda familiar seja superior a 100.000 dólares, com taxas de crescimento anual previsto de 2% a 4% , mas Parent e Rosberg permitem alguma margem de manobra do ideal, observando que algumas lojas têm alcançado sucesso em comunidades menos abastadas .
Mesmo com a crise americana, a rede não encontrou dificuldades para crescer. Já vimos que é um bom negócio para os gringos, mas e para nós brasileiros, será também um bom negócio?
Empresários, alguém se habilita?


Por Paulo R. Fernandes

Um comentário:

  1. Meu nome e Marcos e queria montr um açogue, mas que tenha uma franquia competente como voces. Meu email vinidacruzvr@hotmail.com
    Aguardo contato grato

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