terça-feira, 20 de outubro de 2009

O QUE CONSIDERAR ANTES DE VENDER SEU NEGÓCIO


A venda de uma empresa trás muitas variáveis e pode tornar-se muito complexa.  Aqui, algumas sugestões para tornar a tarefa mais fácil.

1.    Avaliação profissional de um terceiro. Isso ajuda a resolver o grande impasse – O vendedor quer receber o maior valor possível, enquanto o comprador quer pagar o menor preço possível.
2.    Contrate um Corretor de Negócios: A venda de uma empresa não e rápida nem tão simples.  Contar com um profissional que é de sua inteira confiança e ainda um especialista, diminuirá, em grande parte, o desgaste inevitável dessa operação.
3.    Não pare nem diminua o ritmo das operações: Alguns proprietários tão logo decidem vender seu negócio, saem em férias ou diminuem drasticamente seu ritmo de trabalho. Não é uma boa idéia diminuir o seu faturamento na hora da venda, pode acarretar na diminuição do preço de venda ou, pior ainda, na desistência do comprador. O prazo de venda de um negócio, dependendo do seu tamanho e complexidade, pode chegar a seis meses ou mais. Se você pretende tirar férias, faça-o antes de colocar seu negócio à venda. Além disso, uma vez vendido você precisa treinar o comprador a operar o negócio. Só depois disso, pode pensar em viagem.
4.    Não cobre o potencial, isso pertence ao comprador: Mesmo que você já possua o negócio há muitos anos e que recentemente teve que fazer um considerável aporte de capital, não tente incluir esse valor no preço de venda. Os compradores tem um bom volume de empresas à venda à sua disposição. Empresas valem o que valem, valor sentimental não é mensurado nem compõe o valor de venda. Compradores estão dispostos a pagar um preço justo em negócios que tem um bom potencial de crescimento. Alguns vendedores querem ser pagos por esse potencial. Mas isso é, muitas vezes, exatamente o que atrai o comprador ao negócio. E é ele quem vai ter que fazer todo o trabalho para que esse potencial se realize. Portanto, ele não vai querer pagar por ele.
5.    Aplique a regra de ouro da venda: A regra de ouro é - colocar-se na pele de outra parte. Se você estiver falando ao seu comprador, tente entender o que é importante para ele. Faça isso com todas as partes envolvidas na venda, corretor, contador, comprador, etc. É necessário que todos os envolvidos tenham interesse em que a venda se realize.

Por Paulo R. Fernandes

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