sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SEU MELHOR ATIVO

A coisa mais importante do seu negócio não é a máquina recém adquirida que vai dobrar sua produção, nem seus estoques, suas instalações, seu ponto de venda magnificamente localizado. Não é encontrar um jeito de contornar, de maneira legal, os impostos que sufocam seu empreendimento. Não é o bom treinamento de seus funcionários. Tampouco é seu infalível tino comercial.



O ativo mais importante do seu patrimônio é seu cliente.



Sua maior preocupação deve ser o que você está fazendo, hoje, para conquistar novos clientes e manter seus atuais, fidelizando-os para que comprem novamente e falem bem do seu negócio para os amigos deles. Sem, isso, não importa quão espetaculosa possa ser sua nova máquina. Ela sozinha, se não acompanhada por uma genuína atenção aos novos e antigos clientes, irá se revelar uma voraz consumidora de recursos e suprimentos.


Empresários, em geral, tem um problema para avaliar seu negócio. Pensam estar oferecendo um serviço diferenciado e valioso aos seus clientes. A maioria dos clientes, no entanto, os considera todos iguais.


O consumidor, na maioria dos casos, quer ver o problema dele resolvido. O esforço que você fez e quanto custou, não o comove.


Como empresários temos a ilusão de saber por que nossos clientes compram de nós. Nossa localização, qualidade de nossos produtos, preço competitivo, atendimento sem igual.


O excesso de mensagens, ofertas mirabolantes, bombardeiam os clientes de tal forma a gerar uma perigosa indiferença com nossas ofertas.


Em vez de imaginar o que os clientes pensam, é mais fácil e mais barato perguntar a eles por que compram de nós. Esta simples pergunta:  'Por que você compra de mim? "Nos revelará, no próprio linguajar deles e não no de especialistas tentando traduzir os interesses dos clientes. Descobriremos respostas do que nos diferencia dos nossos concorrentes, algumas dessas respostas serão lugar-comum, como, eu gosto de vir aqui, é perto de casa, o senhor é muito simpático, até que comecemos a ouvir um padrão de respostas que nos permitirá investir em nossa singularidade.


Como já foi dito, "tudo é pessoal". "Todo negócio é pessoal". Nosso sucesso, como empresários, pressupõe nos envolvermos, pessoalmente, para beneficiar aqueles que fazem negócio conosco, transformá-los em bons clientes, clientes que nos referenciem e nos ajudem a multiplicar nosso negócio. Eis aí, nosso grande desafio.


Por Paulo R. Fernandes



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