terça-feira, 13 de outubro de 2009

ERROS COMUNS DO NEGÓCIO PRÓPRIO

Ter um negócio próprio é uma oportunidade incrível. É uma chance de ser seu próprio patrão, passar mais tempo fazendo as coisas que você gosta, aumentar sua renda e ganhos potenciais, fazer aquilo que decide sem ter alguém para lhe dizer o que fazer.

Existem, porém, algumas armadilhas que os proprietários de negócio de primeira viagem normalmente não vêem. São erros comuns que os novos empresários cometem quando começam um novo negócio.

# 1. Marca, logomarca e slogan:
Seus clientes buscam confiança e familiaridade. Enquanto a oferta de algo novo é interessante e motivador, muitos clientes até desejam algo novo, mas de uma forma familiar e confortável. Escolha um logotipo, website, e marca que abranja todo o seu negócio e não algo que terá de ser atualizado e trocado a cada vez que um novo serviço ou produto é apresentado ao mercado.

Algumas empresas têm uma logomarca ou produto que construíram uma reputação com seus clientes e futuros clientes.

# 2. Siga seu plano de negócios e seu plano de marketing:
Definir metas, prazos, áreas-chave, tarefas e prazos para as receitas, os produtos, o tamanho de seu negócio, e muitas outras coisas, é fundamental para o sucesso do seu negócio. O erro que muitos proprietários de franquia e pequenos empresários fazem é esquecer que eles gastaram horas para estudar e elaborar um plano de negócios, e uma vez que o negócio está funcionando, eles o deixam de lado. Havia uma razão para que você implementasse sua oportunidade de negócio ou franquia , você tinha um plano para fazer do seu novo negócio um sucesso. Siga-o, pois.

Para outros a situação é mais complicada ainda, porque sequer fazem o seu plano de negócio. Agem baseados apenas em sua intuição. Neste caso, se quiserem errar menos e não por em risco seu negócio, é hora de planejar.

# 3. Receitas e lucros superestimados:
Otimismo é o que alimenta o mercado de pequenas empresas. Você não pode ser bem sucedido nos negócios, sem a crença de que o seu irá produzir grandes receitas e grandes lucros.

Porém,você também não será bem sucedido se superestimar os lucros que terá, ou subestimar o tempo que pode levar para que seus investimentos tenham retorno.

Muitos donos de negocio ultrapassam largamente seu capital de giro inicial.

Certifique-se de que está preparado para esperar, até atingir seu ponto de equilíbrio.



# 4. Escolher o melhor negócio e não o mais fácil:
Existem muitas oportunidades de negócio disponíveis no mercado.Isso não significa que todas elas sejam para você. Antes de adquirir uma franquia ou empresa de pequeno porte é importante saber que isso vai lhe custar uma quantidade considerável de tempo, dinheiro e paixão, antes do sucesso.

Se o negócio que você realmente deseja custa um pouco mais ou requer uma mudança, avalie se vale a pena esperar, ou agora é a hora certa. Se decidir que é, vá em frente, mas sem queimar etapas.



# 5. Diminuir a tecnologia para o que você tem a capacidade de operar e compreender:
 Estamos em um mundo digital. Sites, e-mail, blog, Twitter são instrumentos para a gestão de uma empresa de sucesso e credibilidade. Alguns empresários, embora tenham descoberto um negócio extremamente bom e sejam bons gestores, têm uma capacidade limitada de conhecimento tecnológico. Existem muitas oportunidades de pequenos negócios que fornecem web design, serviços de TI, e uma vasta gama de apoio tecnológico às pequenas empresas. Ao utilizar esses serviços você pode se concentrar nos seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, proporcionar o tipo de apoio tecnológico e de conteúdo da web que seus clientes esperam de um negócio prá valer.

# 6. Isolar sua empresa:
 É importante para qualquer negócio compreender a importância de uma boa rede de parceiros, útil e relevante. Não só você vai ser capaz de fornecer um melhor serviço aos seus clientes, recomendando parceiros comerciais de confiança, como também vai receber publicidade gratuita e referências de sua rede de empresas que têm clientes que possam usar seus serviços. Uma boa rede de relacionamentos, com outros empresários, pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para a maioria dos novos negócios e franquias.

# 7. Dependência externa para tomada de decisões:

Mesmo que a informação seja abundante, em última análise, cabe a você decidir como gerir o seu negócio, do seu jeito e de forma eficaz. Já foi dito que as três coisas mais importantes para tornar uma empresa de sucesso são caráter, competência e química. Embora a competência possa ser aumentada através de investigação e várias formas de aconselhamento, em última análise, resumem-se ao caráter do proprietário da empresa que adere a seu modelo de negócios, combinado com a química com os empregados e contatos comerciais.

Nada arruína um negócio mais rápido do que a indecisão de um líder. Você é responsável pelo sucesso ou fracasso de sua empresa, e não os autores dos livros que você lê, nem as pessoas que lhe dão dicas e aconselhamento. Certifique-se que as sugestões e informações fazem sentido para você e sua empresa. Não existe uma fórmula automática para o sucesso. Existem planos e dicas que ajudam, mas não há garantias. Trabalhar duro para ser inovador, por novas formas de fazer negócio darão a você a melhor chance de sucesso.
Baseado em artigo de Candice Clem


Por Paulo R. Fernandes

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