sexta-feira, 9 de outubro de 2009

COMO ENCONTRAR A FRANQUIA CERTA PARA VOCÊ

Encontrar a franquia certa pode ser uma tarefa difícil, mas pode se transformar numa tarefa fácil, se você se organizar e realizar a busca de forma sistemática. A primeira coisa a fazer, é comparar as habilidades e as exigências para o manejo da franquia, com aquilo em que você é bom e gosta de fazer. A sequência natural será criar uma pequena lista com os nomes das franquias que representam, no setor escolhido, as melhores oportunidades do mercado.

Pode acontecer, no entanto, que o negócio que mais o fascinou, esteja num setor onde você não tenha experiência anterior. Nesse caso, será necessária uma grande disposição para aprender. É preciso, ainda, antes de escolher o setor de atuação, definir que tipo de franqueado você deseja ser. Quer operar uma única unidade de franquia, ou uma pequena área, ou, ainda, uma região?

É hora de checar seus talentos, habilidades e experiência anterior. Do que você gosta? O que você se sente bem fazendo? É bom na gestão de pessoas? Gosta de lidar com público? Prefere máquinas às pessoas? Gosta de vender? Prefere a venda interna ou a venda externa? Prefere trabalhos manuais, ou consertar coisas? A resposta a essas perguntas lhe dará as melhores pistas do tipo de franquia mais adequada para você.

Os melhores franqueadores já estabeleceram o perfil de franqueados que buscam. Para equilibrar a negociação, tenha em mente exatamente qual é o tipo de negócio que lhe interessa. Ambos ganharão tempo e evitarão desgastes desnecessários.

Algumas franquias empregam muitos funcionários. Outras, são focadas em máquinas e equipamentos. Outras, exigem controles rigorosos e permanentes. Outras, ainda, administração acurada. Então, qual é a sua praia?

Não se esqueça de considerar quanto tempo você está disposto a dedicar ao negócio. E, muito importante, certifique-se de ter o apoio de sua família. Ela concorda em dividi-lo com o novo empreendimento?

Chegou até aqui e considerou todas as dicas? Vá em frente, mas fique esperto.



Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário