quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MODALIDADES DE FRANQUIAS


1.    FRANQUIA DE UNIDADE ÚNICA: Historicamente, esta é a forma mais comum de franchising. Cerca de metade dos franqueados nos Estados Unidos exploram concessões de unidade única. No Brasil esse índice é ainda maior. Na franquia de unidade única o franqueado é admitido ao sistema mediante o pagamento da Taxa de Franquia. Além dessa taxa, há também o pagamento dos royalties mensais, em média, 4% a 8% do faturamento bruto.

2.    FRANQUIA DE DESENVOLVIMENTO DE ÁREA: Neste caso, o franqueador vende ao franqueado desenvolvedor de área os direitos para um determinado número de franquias, em um determinado território geográfico. O franqueado paga uma taxa inicial no valor de, por exemplo, 50% da taxa de franquia unitária vezes o número de unidades que ele se comprometeu a abrir ou vender. Ele concorda em abrir unidades em uma programação contratada para manter o território protegido. Os franqueados desenvolvedores de área têm maior capacidade financeira do que Franquias de única Unidade, mas eles podem ser bem mais difíceis de localizar, e o processo de vendas tende a ser mais demorado.

3.    MASTER FRANQUIA: O franqueador original "vende" um território e, em certa medida, o Master Franqueado torna-se o franqueador em seu território, faz tudo o que o franqueador faz. O Master Franqueado paga uma taxa inicial que varia em função do tamanho do território e do número potencial de franquias unitárias a ser vendidas. Ele, então, passa a vender as franquias individuais e dividir as taxas, tanto de franquia como de royalties com o franqueador. O percentual de divisão das taxas depende do número de serviços que, cada um, master franqueado e franqueador fornecerão à sua rede de franqueados. Como regra geral, no mercado internacional, o franqueador normalmente recebe cerca de 20% das taxas cobradas pelo máster franqueado, pois esse tem que ter dinheiro para desenvolver o negócio em sua região ou seu país. É sábio que o franqueador obrigue, por contrato, a abrir, pelo menos, uma ou duas unidades antes de começar a vender franquias em sua área. Como eles podem vender um conceito, sem saber como operá-lo?

4.    FRANQUIA DE REPRESENTAÇÃO: Esta é uma espécie de combinação dos dois modelos acima, e é utilizada principalmente nos Estados Unidos. O franqueado representante possui pelo menos uma unidade franqueada. Seu papel é vender franquias unitárias em uma determinada área. O franqueado representante pode oferecer treinamento e suporte contínuo em sua área de atuação. Normalmente, as taxas são divididas na base de 50/50.




É importante considerar que esses modelos alternativos podem proporcionar um crescimento mais rápido do que uma única unidade de franquia, mas devem ser cuidadosamente analisados antes de serem utilizados.

Você pode misturar as diversas modalidades de franchising, vendendo franquias individuais em algumas áreas e, em outras, franquia de desenvolvimento de área, franquia de representante ou master franqueado. Entretanto, não perca o controle sobre seu negócio.


O formato que você implementar terá um efeito significativo sobre o sucesso de sua franquia, e você deve considerar estas questões com muito cuidado.

Por Paulo R. Fernandes

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