segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ALGUMAS RAZÕES POR QUE A FRANQUIA É MELHOR DO QUE COMEÇAR SOZINHO


Hoje em dia, em razão das mudanças das relações de emprego e da grande instabilidade dos postos de trabalho, muitas pessoas estão considerando a possibilidade de abrir seu próprio negócio. Ser o próprio patrão, eis uma idéia que encanta a muitos, em especial aqueles que foram despedidos, viram um amigo ser despedido ou, ainda, aqueles que estão se aposentando. Eles tem a opção de começar um negócio próprio isolado ou adquirir uma franquia de uma marca já estabelecida.

É preciso considerar as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Algumas das vantagens oferecidas pelo sistema de franchising.

  1. Modelo de Negócio: Usar um modelo de negócios já testado e comprovado pelo mercado, como é o caso do franchising. Aprender com os próprios erros pode servir de experiência, mas o preço disso pode ser muito caro. Pode comprometer seus resultados ou, em alguns casos, não poucos, inviabilizar o seu negócio.
  2. Financiamento: Geralmente é mais fácil conseguir um financiamento, para seu negócio, fazendo parte de uma rede de franchising do que para um negócio independente. Além do que, no primeiro caso, as taxas de juros costumam ser mais vantajosas.
  3. Marketing, Publicidade e Propaganda: O Fundo de Marketing Cooperado das franquias lhe permite ações mais qualificadas e mais acessíveis do que você poderia obter sozinho.
  4. Orientação: O Franqueador pode ser o seu Consultor de Negócios e mesmo um Mentor para todos os assuntos da franquia que você ainda não domina.
  5. Marca: Trabalhar com uma marca conhecida e estabelcida lhe trás a vantagem de dar aos seus clientes uma sensação de segurança que, bem trabalhada, poderá das ótimos resultados.
  6. Experiência Compartilhada: Fazer parte de uma rede, envolver-se com outros franqueados, proporciona uma troca de experiências valiosíssima. A ajuda mútua ameniza ou contorna as dificuldades e os erros comuns do negócio.
  7. Melhor Preço de Compra: O franqueador compra em grandes quantidades e isso lhe garante preços menores, e em alguns casos exclusividade de produtos que lhe darão diferenciais competitivos.
  8. Logística: Toda a logística já foi pensada, planejada e posta em prática pelo franqueador. É um item importantíssimo de cada negócio que você já encontra pronto. É so seguir.
Portanto, antes de decidir-se por um ou outro modelo, considere as vantagens e desvantagens de cada um. O sistema de franchising não é perfeito. Existem muitos franqueadores, no mínimo, despreparados. Franquias que são verdadeiras arapucas. Cabe a você escolher o que é melhor. Meu voto, ainda assim, é a favor do franchising..

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário