segunda-feira, 12 de outubro de 2009

QUE TAL FRANQUEAR SEU NEGÓCIO?

Em um país como o Brasil, em que os impostos e o custo do dinheiro são proibitivos, o sistema de franchising é, atualmente, uma das melhores alternativas para proporcionar o crescimento das empresas em todos os ramos de negócio.



Em vez empregar seu próprio capital na expansão do seu negócio, estabelecendo filiais, você pode utilizar-se do capital de outros empresários e pessoas físicas que desejem partilhar do seu negócio. Se você tem uma ou várias lojas, você sabe os custos de abertura de uma, e a abertura de várias lojas pode ficar caro. Ao invés de pagar cada loja, as pessoas que compram sua franquia pagarão o custo de cada unidade que adquirirem.
É uma das maneiras mais rápidas de expandir um negócio, e também significa menos trabalho para você do que tentar abrir várias unidades.


A primeira questão a ser considerada é se seu negócio é franqueável. Ele o será, se tiver boa rentabilidade, e os procedimentos puderem ser padronizados e manualizados.


COMO SE GANHA DINHEIRO COM A FRANQUIA?

O franqueador (dono do negócio) ganha dinheiro de duas formas. Quando ele vende as unidades ou franquias e cobra a Taxa de Franquia e, também, através dos royalties e/ou produtos que ele vende aos franqueados (quem compra a franquia).


COMO FAZER PARA FORMATAR A MINHA FRANQUIA?

A operação de transformação de uma empresa independente numa franquia é denominada formatação.


Isso é feito através da contratação de um escritório especializado ou de um profissional especialista, um consultor de franchising.


O SUCESSO

O sucesso do seu negócio dependerá, em última análise, de você e de como você treina as pessoas que irão executar o trabalho em suas unidades franqueadas. 



Seu trabalho de marketing terá que contemplar duas áreas:  os clientes dos franqueados e os potenciais compradores da franquia.


Três coisas perpetuarão sua franquia:
  1. Que seus franqueados estejam ganhando dinheiro;
  2. Sua marca aer forte
  3. Boa demanda de compradores para sua franquia
Definitivamente não é um negócio para amadores. Consulte um especialista, um consultor de franchising. Na maioria das vezes essa consulta é grátis.


Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário