quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O QUE É FRANCHISING?


Franchisng, no Brasil franquia,  é um sistema de gestão e distribuição de bens e serviços no qual uma empresa, denominada “Franqueador”, cede o direito de uso de seu nome, sua marca, seu Know How e seu “modus operandi”mediante o pagamento de um valor inicial, a Taxa de Franquia, mais royalties – valor entre 6% a 10% do faturamento mensal  a outrem, denominado “franqueado”, em um determinado período de tempo, num determinado local. Essas condições são acordadas em um contrato de franquia.
A formatação de suas operações, a manualização de seus procedimentos, o treinamento e o acompanhamento do desempenho proporcionam ao franqueado uma fórmula de sucesso.

COMO SURGIU:
Embora o termo seja de origem francesa “franchise”,. o franchising nasceu nos Estados Unidos em meados do século XIX, especificamente no ano de 1862. Nesse ano a Singer, fabricante de máquinas de costura, começou a utilizar esse modelo ao estender a comerciantes independentes, não só a revenda de seus produtos, mas, também, o direito de uso de sua marca nas fachadas das lojas deles.
Alguns anos depois companhias como Ford, General Motors e, em seguida a Coca-Cola passaram a adotar o sistema.
A grande expansão do franchising ocorreu após a segunda guerra mundial, na década de 1950. Nessa época surgiram nomes como MacDonald’s, Burger King, Dunkin Donuts, Kentucky Friend Chicken entre outros.
Esse grande impulso deveu-se, em grande parte, aos milhares de soldados americanos que retornavam da guerra com o sonho de ser seus próprios patrões. A isso, uniu-se a atuação do Small Business Administration, uma espécie de Sebrae americano, que financiava, em condições bem favoráveis, os novos empreendedores.
A partir daí, o franchising só fez crescer.

NO BRASIL:
 Embora tenham sido feitas algumas tentativas na década de 40, foi na década de 60 que surgiu a escola de idiomas Yázigi utlilizando o sistema, mas foi somente nos anos 80 é que o franchising se consolidou no Brasil.
Hoje, o franchising é um fenômeno mundial e o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking.
A ABF – Associação Brasileira de Franchising regulamenta as relações entre franqueados e franqueadores, além de exercer importante papel de intermediação entre os interesses de uns e outros, à luz da interpretação da lei de nº 8.955/94, conhecida com a Lei do Franchising..

Por Paulo R. Fernandes

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