sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EMPREGADO OU PATRÃO – EIS A QUESTÃO



Você está cansado de trabalhar duro sem ver seu esforço devidamente recompensado? Ou então, que alguém controle seu destino, suas oportunidades, quanto você vai ganhar, se você vai ou não vai ser promovido, se é você quem vai naquela viagem de negócios?
Bem-vindo ao clube, mas, lembre-se, é preciso mais que insatisfação com nossa situação atual para deixarmos de ser empregados e virmos a ser patrões.
Vejamos algumas implicações:
Você quer ter seu próprio negócio?
Está disposto a arriscar seu rico dinheirinho duramente acumulado por anos de sacrifício? Ou ainda, as economias do papai, do vovô, do titio, e outros tantos familiares que põem fé em você, com um negócio que você não tem idéia se terá sucesso ou não?

Bem, existe uma forma de minimizar significativamente esses riscos. É a tal da franquia. Nela, você é seu próprio patrão. Vende os produtos e/ou serviços de outra empresa. Você será o gestor de sua unidade, sob a orientação da empresa de franquia.

A maneira de uma franquia expandir seus negócios é diferente da maneira de uma empresa tradicional.
A empresa tradicional expande-se através de seu capital próprio ou contratado de terceiros, enquanto que a franquia expande-se com o capital de seus franqueados. Outra diferença é que na franquia, o franqueado (aquela que compra a franquia) também paga ao franqueador (aquele que vende a franquia) uma parte de seu faturamento à título de Roialties, valor entre 6% a 10%. Num primeiro momento isso parece uma desvantagem, mas as vantagens de ser dono de uma unidade franqueada compensam o valor pago de roialties. Algumas dessas vantagens são:
·         Você está comprando um negócio com um modelo bem sucedido;
·         Você será orientado em como gerir seu negócio de forma a obter os resultados esperados;
·         O tempo de começar a dar resultados é muito menor numa franquia do que em um negócio isolado;
·         A taxa de mortalidade das empresas isoladas é muitas e muitas vezes maior, 73% no Brasil, segundo o Sebrae. A chance de fracasso tende a ser muito maior numa empresa isolada.

Analisando prós e contras concluímos que, sem dúvida, a franquia é a forma mais atrativa e segura de iniciar um novo negocio.

Então, se você decidir-se a abandonar seu emprego e ser o seu próprio patrão, alguns cuidados devem ser tomados. Entre eles:
·         É necessário que você tenha todas as informações do negócio para saber exatamente em que você está se metendo. Não há melhor receita para o fracasso do que descuido e impulsividade;
·         É preciso considerar os pontos fortes e os pontos fracos e como você se sente a respeito disso;
·         O setor de atuação da franquia, as tarefas para sua operação são confortáveis para você?
·         Você dispõe do capital/financiamento suficientes para o investimento?

Faça sua lição de casa, depois decida o que realmente quer ser daqui para frente: Empregado ou patrão?
A bola está contigo...

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário