Um dos maiores desafios que enfrentamos, nos dias de hoje, é parar de trabalhar e aposentar-se sem ter uma grande queda no poder aquisitivo. Esse é um privilégio reservado a poucos empregados de grandes empresas, com planos de complementação salarial através da previdência privada.
Bem, a boa notícia é que você pode ter acesso a uma aposentadoria tranquila utilizando-se do franchising. Ainda que você seja um pequeno empreendedor, pode adquirir uma unidade franqueada. Para alguns donos de pequenos negócios, o franchising pode ser o melhor veículo de investimento e estratégia para garantir a aposentadoria que desejam.
Ao chegar a sua hora de parar, você pode transferi-la aos filhos combinando uma retirada mensal para si ou, se seus filhos não quiserem se envolver no negócio, pode vender por um bom valor, pois as franquias costumam ter uma boa valorização ao longo do tempo.
É importante, no entanto, você avaliar, desde cedo, se o valor do negócio é suficiente para lhe assegurar os rendimentos de aposentadoria e padrão de vida que você quer.
A expansão da rede de franquias aumenta o valor de mercado de cada unidade. O franchising cria uma rede de distribuição que pode ser usada por outras pessoas, tornando-se uma perspectiva atraente de aquisição para muitas empresas.ou pessoas físicas. Essa perspectiva resulta em maior valor.
No entanto, é preciso entender que a franquia não cria um aumento no valor da noite para o dia. Leva tempo para você se estabelecer no mercado e operar sua loja. Há também o investimento inicial das instalações, sistemas, recrutar, treinar e apoiar os empregados, bem como cumprir a legislação
Nem todos estão preparados para se transformar em franqueados, mas se você está disposto a encarar uma mudança, a franquia é uma boa estratégia para aumentar o valor do seu negócio e o apelo a compradores. No futuro, quando chegar o tempo de trabalhar menos e desfrutar mais, estará preparado e com um bom trunfo em suas mãos.
Por Paulo R. Fernandes
Blog do Franchising, Formatação de Franquias, Manualização de Franquias, Negócios.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
ABRIR FILIAIS OU FRANQUIAS?
Qualquer empresário que possua uma empresa que atue em varias cidades percebe que, para crescer, precisa de gerentes e pessoal qualificados. Isso, muitas vezes, é uma barreira ao crescimento do negócio.
Por outro lado, eles observam que uma boa parte de seus concorrentes são franquias. E na franquia, cada unidade, cada ponto de venda, tem um proprietário, o franqueado, e é por ele operada.
Qual a vantagem disso? São várias. As principais são:
Além disso, a transformacão de uma empresa existente numa franquia não é tão dificil como se possa imaginar. Na realidade, é bastante simples. Existem, no Brasil, vários escritórios especializados e, mesmo, consultores independentes capazes de realizar esse trabalho por um preço que cabe no seu bolso.
E para começar, você pode escolher empregados leais, que já estão formados e querem ter seu próprio negócio, e conceder/vender a eles as primeiras franquias.
Considere isso tudo.
Por Paulo R. Fernandes
Por outro lado, eles observam que uma boa parte de seus concorrentes são franquias. E na franquia, cada unidade, cada ponto de venda, tem um proprietário, o franqueado, e é por ele operada.
Qual a vantagem disso? São várias. As principais são:
- Cada unidade é operada por um proprietário que está completamente comprometido com os resultados, o que nem sempre acontece com gerentes e empregados.
- Eles compartilham com você uma parte de seus lucros, a título de royalties, além de lhe pagarem uma Taxa de Franquia ao adquirirem o negócio.
- Você usa o capital deles para expandir o seu negócio.
- Nesse modelo de negócios, sua tributação é menor. Cada unidade franqueada é responsável por seus tributos. Você pagará impostos apenas de sua própria empresa.
Além disso, a transformacão de uma empresa existente numa franquia não é tão dificil como se possa imaginar. Na realidade, é bastante simples. Existem, no Brasil, vários escritórios especializados e, mesmo, consultores independentes capazes de realizar esse trabalho por um preço que cabe no seu bolso.
E para começar, você pode escolher empregados leais, que já estão formados e querem ter seu próprio negócio, e conceder/vender a eles as primeiras franquias.
Considere isso tudo.
Por Paulo R. Fernandes
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
5 CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO
Baseado em artigo de Andrew Rogerson
Se você pedir a dez empresários que façam uma lista das cinco mais importantes características de um empreendedor de sucesso, provavelmente acabará com onze listas. Os empresários não gostam de previsibilidade e respostas simplistas. Alguns também não sabem dizer ou teorizar sobre a forma como eles atingiram o sucesso. No entanto, se você analisar cada uma das onze listas, encontrará os seguintes traços em muitas delas:
1.VISÃO: Um dos primeiros atributos é ter uma visão clara e à frente. Conseguir vislumbrar aonde quer chegar, ser um visionário. É preciso estabelecer objetivos de longo prazo. Como diz o ditado: muito perto chega quem não sabe onde quer chegar.
2.PLANO DE NEGÓCIOS: Escrito, sim. Por incrível que pareça, alguns empresários afirmam que está tudo na sua cabeça. Na verdade, o plano de negócios se desdobra em vários outros planos, tais como: plano de vendas, plano de marketing, plano de comunicação, plano de produtividade, tudo na cabeça? “No lo creo”. O sucesso não é um evento da noite para o dia. Pode até acontecer de isso ocorrer, assim como se acerta sozinho na Mega Sena acumulada, mas geralmente chega com muito sangue, suor e lagrimas.
3.MANTER-SE ALERTA: Encare a realidade, mas não perca de vista suas perspectivas. Pode não ser sua imaginação que as vendas estão em queda, os clientes não parecem tão satisfeitos como costumavam estar, que seus funcionários estão preocupados, mas como um empreendedor, mantenha-se alerta. Encare a realidade de frente, tome medidas necessárias para retomar o melhor desempenho do seu negócio.
4.PESSOAS: Ninguém é um empresário bem sucedido sozinho. Seria igualmente verdade dizer que todos os empresários de sucesso desenvolvem, em grau muito elevado, a capacidade de comunicar e inspirar sua equipe. Alguns contratam os mais brilhantes profissionais e constroem um time poderoso. Outros, ainda, formam esses profissionais e os transformam em estrelas de um grande time.
5.PERSISTÊNCIA: A característica que você vai encontrar em todas as listas é - nunca desistir. Em uma época de crise, pode ser que você tenha que contatar mais pessoas para ter um sim, ou mesmo aumentar seu esforço de vendas ainda que apenas para manter o faturamento. Persistência é mais que uma palavra, é uma atitude.
Se você está considerando tornar-se um empresário, mas ainda não está certo de como começar, tem três opções. Uma opção é começar seu próprio negócio, a segunda opção é comprar uma empresa já existente e a terceira opção é comprar os direitos de uma franquia local. Trabalho e compreensão das variáveis do negócio o colocarão no caminho do sucesso.
Por Paulo R. Fernandes
terça-feira, 24 de novembro de 2009
FRANQUIAS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO GANHAM DESTAQUE NO BRASIL
Com o crescimento geral do setor de franquias, cada vez mais se vê uma variedade de segmentos de empresas que optam por transformar seu negócio em franquia.
Um bom exemplo são as franquias do setor de limpeza e conservação que ganha destaque com marcas como:
Loc Lav, Primia, Truck Wash, Restaura Jeans, 5 à Sec, entre outras.
Um bom exemplo são as franquias do setor de limpeza e conservação que ganha destaque com marcas como:
Loc Lav, Primia, Truck Wash, Restaura Jeans, 5 à Sec, entre outras.
Fonte: www.portaldofranchising.com.br
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
COMO OS FRANQUEADORES PODEM AJUDAR SEUS FRANQUEADOS
Os franqueadores podem fornecer muita ajuda para seus franqueados, entre as quais destacamos as seguintes:
Treinamento/Formação/Manual de Operações: Um treinamento bem planejado e esmeradamente executado é tudo que o franqueado quer e sonha. A boa formação dos franqueados é um grande passo para o sucesso da franquia. Se a isso for acrescentado um Manual de Operações completo e detalhado com as regras, normas e especificações da franquia, bem como com a descrição precisa das tarefas, as chances de erro serão significativamente diminuídas. O treinamento do franqueado pode ser realizado em qualquer local determinado pelo franqueador, mas deve-se levar em conta que o treinamento represente o mais fielmente possível as situações do dia a dia da franquia. Outra preocupação importante é isolar os treinandos de distrações extra treinamento, como assuntos de interesses pessoais e/ou de outras operações paralelas. Para atender a esse quesitos, muitos franqueadores preferem trazer o treinamento para a sua sede.
Assistência Financeira: Embora nem todos os franqueadores ofereçam assistência financeira, muitos repassam condições especiais de financiamento, que eles obtém junto aos bancos, para seus franqueados. Outros ainda, negociam diretamente com os bancos linhas de crédito para o estabelecimento de suas franquias.
ࠁ Suporte: Praticamente todos os franqueadores oferecem apoio contínuo a seus franqueados em áreas como administrativa, recursos humanos, contabilidade e suporte técnico operacional. Orientam, também, assuntos como seguros, questões trabalhistas e quaisquer outros assuntos de interesse relativo à operação da franquia.
Localização do Ponto Comercial: O localização do ponto comercial é de interesse tanto do franqueado como do franqueador. Por esta razão os franqueadores fazem questão de ajudar o franqueado a localizar o ponto ideal.
Publicidade: Os esforços regionais e nacionais de publicidade são geralmente iniciados pelos franqueadores através do fundo de marketing cooperativo formado pela contribuição dos franqueados e do franqueador. Isso propicia campanhas de propaganda mais fortes, abrangentes e duradouras.
Por Paulo R. Fernandes
Treinamento/Formação/Manual de Operações: Um treinamento bem planejado e esmeradamente executado é tudo que o franqueado quer e sonha. A boa formação dos franqueados é um grande passo para o sucesso da franquia. Se a isso for acrescentado um Manual de Operações completo e detalhado com as regras, normas e especificações da franquia, bem como com a descrição precisa das tarefas, as chances de erro serão significativamente diminuídas. O treinamento do franqueado pode ser realizado em qualquer local determinado pelo franqueador, mas deve-se levar em conta que o treinamento represente o mais fielmente possível as situações do dia a dia da franquia. Outra preocupação importante é isolar os treinandos de distrações extra treinamento, como assuntos de interesses pessoais e/ou de outras operações paralelas. Para atender a esse quesitos, muitos franqueadores preferem trazer o treinamento para a sua sede.
Assistência Financeira: Embora nem todos os franqueadores ofereçam assistência financeira, muitos repassam condições especiais de financiamento, que eles obtém junto aos bancos, para seus franqueados. Outros ainda, negociam diretamente com os bancos linhas de crédito para o estabelecimento de suas franquias.
ࠁ Suporte: Praticamente todos os franqueadores oferecem apoio contínuo a seus franqueados em áreas como administrativa, recursos humanos, contabilidade e suporte técnico operacional. Orientam, também, assuntos como seguros, questões trabalhistas e quaisquer outros assuntos de interesse relativo à operação da franquia.
Localização do Ponto Comercial: O localização do ponto comercial é de interesse tanto do franqueado como do franqueador. Por esta razão os franqueadores fazem questão de ajudar o franqueado a localizar o ponto ideal.
Publicidade: Os esforços regionais e nacionais de publicidade são geralmente iniciados pelos franqueadores através do fundo de marketing cooperativo formado pela contribuição dos franqueados e do franqueador. Isso propicia campanhas de propaganda mais fortes, abrangentes e duradouras.
Por Paulo R. Fernandes
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
COMO A AUSÊNCIA DE AUTOCONFIANÇA AFETA O SUCESSO DOS FRANQUEADOS?
Baseado no artigo de Lizette Pirtle
A falta de autoconfiança é uma das maiores barreiras para a aprendizagem e, consequentemente, no desempenho e sucesso de uma pessoa. Todos nós temos essa experiência em algum nível, em determinado momento, especialmente quando nos defrontamos em uma situação nova ou desconhecida.
Novos franqueados são confrontados com um novo ambiente e diferentes exigências que os forçam para fora de sua zona de conforto. Uma cara fechada torna uma dura tarefa em uma situação ainda mais difícil.
A autoconfiança, por sua vez, nos dá uma perspectiva positiva e realista de nós mesmos e de nossas habilidades.
Todos os franqueados, em determinado momento, exercem essa autoconfiança, caso contrário não fariam o investimento para comprar a franquia. No entanto, assim que tomam a decisão e entram em contato com a realidade de ser um franqueado, sua falta de autoconfiança se mostra. A ausência de autoconfiança determina o grau de resistência do franqueado.
O que franqueados e franqueadores devem ter em mente é que a falta de autoconfiança está presente em todos os franqueados, apenas a sua magnitude difere de pessoa para pessoa.
Como diagnosticar a falta de autoconfiança? Ela tem a ver com ansiedade, insegurança e medo. Além de outros pontos, tais como:
Você se preocupa com o que os outros pensam ou dizem?
Você se compara aos outros? Você fica relutante em assumir riscos e agir?
Você é muito sensível a críticas?
Você tende a se autojustificar e/ou não admitir seus erros? Você não está pedindo ajuda e/ou recusando-a quando oferecida?
Você esconde suas fraquezas com blefe?
Franqueados precisam entender que a falta de autoconfiança é parte do processo de deixar suas zonas de conforto. Quando podemos reconhecer os nossos sentimentos e o que eles significam podemos aumentar nossa autoconfiança e desenvolver sentimentos positivos.
Há duas coisas que os franqueadores podem fazer para ajudar seus franqueados a passar por esse processo: boa comunicação e treinamento.
Durante o treinamento deve-se falar abertamente sobre a falta de autoconfiança como um elemento comum em todos os franqueados e que eles precisam gerenciar. Tratar de como ela se manifesta e suas conseqüências. É importante que se façam perguntas para ajudá-los a pensar em momentos em que eles se sentiram inseguros, como superaram seus medos e mudaram sua atitude para positiva.
Pontos que devem ser enfatizados:
A insegurança é um sentimento normal e todo mundo a tem num maior ou menor grau.
É importante reconhecer quando ela se manifesta para que se possa administrá-la.
A falta de autoconfiança é causada pela maneira como percebemos as coisas. Podemos não ser capazes de controlar as circunstâncias, mas podemos ter controle total do que pensamos. Por exemplo: se você acha que não atingiu o estágio que deveria, esse pensamento pode levá-lo a se sentir um fracasso. Você pode mudá-lo para: - Eu ainda não atingi esse estágio porque me faltam alguns conhecimentos e informações. Vou obtê-los e chegarei aonde desejo, pois sou uma pessoa bem sucedida.
Quando você estiver se sentindo inseguro, faça uma lista de suas realizações, ela vai ajudá-lo a conseguir uma perspectiva mais positiva.
Aprenda a aceitar o desconforto como um sinal de crescimento e, portanto, do movimento para o sucesso. É uma parte importante desse processo.
O treinamento eficaz é aquele em que se quebram todas as tarefas e os conceitos em pequenos passos. Pequenos pedaços são mais fáceis de assimilar, ainda mais, quando estamos nos sentindo ansiosos, inseguros ou inadequados. Conquistar um pequeno passo permite que os sentimentos positivos possam fluir.
Não espere que os franqueados dominem de imediato os novos conceitos. Não importa o quão simples eles possam ser para você. Você, franqueador, sabe como seu negócio funciona. O que fazer passo a passo para atingir os resultados desejados, portanto, soletre-os.
O treinamento eficaz garante que todos os passos conquistados pelos franqueados sejam devidamente comemorados. O que se busca é o movimento, o tamanho dos passos não é relevante. Certifique-se de ajudar os franqueados a desenvolver o hábito de comemorar os seus pequenos êxitos. Esse é um jogo que deve ser incluído no programa de treinamento. Ele começará a criar as mudanças que irão ajudar os franqueados a lidar com sua insegurança, no trato de seus negócios.
O segredo do sucesso do franqueador é reforçar seus franqueados com freqüência.
Por Paulo R. Fernandes
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
5 PEQUENAS FRANQUIAS NOS EUA
Cinco Pequenos negócios de franquia no Estados Unidos que representam oportunidade de grandes negócios. Americanos gostam muito de histórias de pessoas comuns que começaram do nada e se tornaram bem sucedidas.
Em algum momento, todos nós nos sentimos peixes pequenos tentando sobreviver num mar infestado de tubarões.
No mundo dos negócios, isso é especialmente verdade com os pequenos negócios. Muitas vezes, um pequeno negócio começa após ameaça de fracasso. Parece um sonho inalcansável transformá-lo em um negócio rentável e firme. O empreendedor, no entanto, não pode perder a esperança de fazê-lo grande. Ao observar o mercado, vemos algumas empresas que já provaram que podem nadar com os peixes grandes. Algumas delas são franquias à procura de novos franqueados que queiram começar um negócio com o pé direito.
Vejamos 5 pequenos negócios de franquia nos EUA:
1. HomeTeam Inspection Service: Serviço de inspeção de casas para as operações de compra e venda de imóveis e também de locação. De muitas maneiras, seu trabalho facilita ou desfaz os negócios, dependendo do que ele encontra de problemas na casa.
O franqueado torna-se um ingrediente essencial para uma compra bem sucedida. O modelo HomeTeam Inspection Service envia pequenas equipes de inspetores para olhar mais de 400 pontos de controle designados. Com o mercado imobiliário atravessando um momento de aquecimento e com o grande déficit habitacional brasileiro, eis aí um negócio que pode florescer aqui.
2. Global Broker Systems: Seu negócio é fornecer todos os tipos de serviços financeiros a empresas clientes. A demanda por serviços dessa franquia é alta. Enquanto as empresas necessitarem de financiamento, empréstimos de capital, a reestruturação da dívida, e outros serviços tão importantes na nossa economia atual, uma franquia Global Broker Systems provavelmente nunca vai parar de crescer.
3. Real Property Management: Trata-se de uma franquia de gerência de propriedade. Aqui no Brasil é o trabalho desenvolvido pelas imobiliárias na locação de imóveis, com uma grande diferença, a ênfase aqui é na manutenção do imóvel, tendo o aluguel como um subproduto. Em síntese, trata-se de cuidar dos imóveis para os proprietários.
Lá nos EUA este modelo já provou ser um dos melhores e de mais rápido crescimento em seu mercado. Devido ao grande número de proprietários de imóveis, ainda há muito espaço de expansão para este negócio já altamente lucrativo.
4. Test Lab Now: Esta é uma franquia de exames médicos e de laboratório. Com freqüência crescente, os empregadores estão exigindo exames de drogas para os trabalhadores e, talvez, numa taxa mais elevada, os baby boomers (os nascidos entre 1946 e 1964) estão se aposentando e precisando de uma série de testes médicos. Com tanta demanda, muitos hospitais regulares não conseguem acompanhar, e qualquer teste de laboratório agora tem espaço enorme para crescimento.
5. Conexão Billboard: Um dos meios mais importantes de publicidade é o outdoor, mas a maioria das empresas pequenas e médias não têm acesso direto a empresas de outdoors. Conexão Billboard faz essa conexão acontecer, ligando pequenas empresas locais com os grupos de outdoor. As perspectivas para este tipo de franquia, modelo homebusiness, é muito boa em quase todas as cidades.
Todas essas franquias parecem ser negócios muito pequenos, mas não há nada errado em ser um peixe pequeno num grande lago. Afinal, o princípio da franquia é que um pequeno negócio inicial torna-se demasiado grande para que uma só pessoa possa tocá-lo.
Por Paulo R. Fernandes
terça-feira, 17 de novembro de 2009
ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE FRANQUIAS
Onde começar a buscar informações sobre franquia. O mundo se tornou uma estrada de informações com uma infinidade de caminhos a ser percorridos. É preciso, pois, saber onde encontrar as informações que buscamos.
Existem três fontes principais onde encontrar as informações sobre franquias.
1. WEBSITES DE FRANQUIA: Há centenas ou milhares de sites com informação sobre franquia por aí. É prudente que se comece pelos sites dos órgãos reguladores do sistema. No Brasil temos a ABF – Associação Brasileira de Franchising, além de outros sites confiáveis como o Instituto Cherto, entre outros. O Google é um excelente instrumento para organizar a busca. Observe a linha seguida pelo site. Busque os mais imparciais.
2. REVISTAS ESPECIALIZADAS: A ABF publica a revista bimensal Franquia & Negócios com informações específicas do setor. Além dela, temos outras publicações que trazem informação sobre franquia, como a “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, “Meu Negócio Próprio” e outras. Novamente o Google pode ajudá-lo a achar revistas de franquia.
3. FEIRAS DE FRANQUIA: Temos duas grandes feiras no país, uma em São Paulo a ABF FRANCHISING EXPO e no Rio de Janeiro a RIO FRANCHISING BUSINESS. Além destas duas grandes feiras temos as regionais e, ainda, outras feiras de negócio que disponibilizam espaçoe para as franquias. A mais famosa delas é a Feira do Empreendedor do SEBRAE com calendário anual, em vários locais do Brasil.
Por Paulo R. Fernandes
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
LEI DE FRANCHISING AUSTRALIANA TAMBÉM MUDA
Governo australiano preocupa-se com mudanças na lei que regulamenta as atividades de franquia em seu território.
Na semana passada, o Ministro Craig Emerson responsável pelo Federal Small Business anunciou medidas para reforçar o Código de Conduta do Franchising, bem como as disposições contra conduta irresponsável no Trade Practices Act.
O Governo propõe novas medidas para proteção dos franqueados de um comportamento abusivo por parte dos franqueadores. Elas permitem a realização de auditorias aleatórias de franqueadores e Grupo de Ação para reparação de franqueados, e, ainda, a publicação dos nomes dos franqueadores sem escrúpulos.
O Governo propõe novas medidas para proteção dos franqueados de um comportamento abusivo por parte dos franqueadores. Elas permitem a realização de auditorias aleatórias de franqueadores e Grupo de Ação para reparação de franqueados, e, ainda, a publicação dos nomes dos franqueadores sem escrúpulos.
No entanto a interpretação de todas estas medidas ainda não está clara. Será criado um painel de especialistas para apresentar um relatório, no final de janeiro de 2010, sobre a possibilidade de acrescentar novas disposições do código para evitar certos comportamentos inadequados e examinar exemplos de comportamentos sem escrúpulos ou, ainda, uma declaração de princípios a ser incluída no Trade Practices Act
Haverá multas substanciais para aqueles que estão envolvidos em comportamentos inadmissíveis ou fazem declarações enganosas.
O Governo destacou que à Australian Competition and Consumer Commission (ACCC), será dada competência para realizar auditorias aleatórias, agir em nome de todos os franqueados afetados sem a necessidade de cada franqueado ser parte em processo judicial, e emitir avisos públicos sobre franqueadores desonestos.
Outra mudança prevista diz respeito aos contratos de longo prazo, onde os franqueadores terão de avisar aos franqueados, com seis meses de antecedência se não tiverem a intenção de renovar o contrato.
Parece que muitas dessas alterações seriam bem-vindas no franchising brasileiro.
Por Paulo R. Fernandes
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SER UM FRANQUEADOR?
Não há dúvidas quanto ao seu sucesso, mas as questões mais importantes são se esse é um negócio para você e se você está pronto para ser um franqueador.
A primeira coisa que se precisa entender é que a franquia é um negócio em si mesmo. Seu negócio pré-existente, que você pensa em franquear, é outro negócio.
Não é suficiente Ter um conceito de serviço superior a oferecer ao mercado, é necessário ter um sistema de franquias bem construído em torno dele. Ocorre, em alguns casos, que uma idéia não tão boa de negócio, mas com um sistema superior de franquia obtém sucesso.
A franquia é regulamentada pela lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Entre outras coisas, ela estabelece que nenhum contrato pode ser assinado e nenhuma quantia paga antes do prazo de 10 dias úteis, decorridos do recebimento de um documento preparado pelo franqueador de nome Circular de Oferta. A Circular de Oferta deve conter todas a informações relevantes do negócio, tais como um histórico da empresa, sua constituição social, a natureza de suas operações, seus demonstrativos financeiros, uma lista com os atuais franqueados e daqueles que deixaram a rede, etc.. Enfim, informações possam dar ao candidato a real situação da empresa a que está prestes a se unir.
Embora não seja exigido por lei, as associações de franchising tem orientado os candidatos a franqueados a solicitarem da empresa franqueadora o seu plano de negócios. Esse plano dá aos potenciais franqueados uma visão mais clara da viabilidade do negócio.
Para ser um franqueado de sucesso é necessário tomar todos os cuidados, obter todas as informações importantes do negócio , e, em não se sentindo bem seguro, buscar orientação de um consultor de franchising.
O trabalho de transformar uma empresa isolada numa franquia é denominado formatação e pode levar de seis meses a um ano, em média.
A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 4319/98, que alterará a Lei 8955/94, que rege o sistema de franchising no Brasil. De autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB – MT), a principal mudança é o estabelecimento do prazo mínimo de 12 meses de operação para que uma empresa adquira o direito de vender a franquia de sua marca. A atual lei não estabelece qualquer prazo.
Respondidos esses quesitos responda: já estou pronto para ser um franqueador?
Por Paulo R. Fernandes
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
AS 100 MELHORES FRANQUIAS DO MUNDO
A lista foi elaborada pelo portal Franchise Direct, um dos mais importantes portais de franquias do mundo. Eles chegaram a essa classificação após examinar milhares de franquias em todo o mundo. O Franchising desempenha um papel importante na economia global e as empresas destacadas na lista são as que melhor têm investido no desenvolvimento internacional. Elas são as melhores e mais amadas marcas de franquia do planeta.
Por Paulo R. Fernandes
Top 100 Global Franchises Rankings
Rank | Franchise Name | Country | Industry |
1 | McDonald's | United States of America | Fast Food Franchises |
2 | SUBWAY® | United States of America | Sandwich & Bagel Franchises |
3 | 7 Eleven | United States of America | Convenience Store Franchises |
4 | InterContinental Hotels Group | United Kingdom | Hotel Franchises |
5 | Pizza Hut | United States of America | Pizza Franchises |
6 | KFC | United States of America | Chicken Franchises |
7 | Burger King | United States of America | Fast Food Franchises |
8 | A&W Restaurants | United States of America | Restaurant Franchises |
9 | Ace Hardware Corporation | United States of America | Home Improvement Retail Franchises |
10 | Naturhouse | Spain | Wellness Products & Services |
11 | JAN-PRO Cleaning Systems | United States of America | Commercial Cleaning Franchises |
12 | Tim Hortons | Canada | Bakery & Donut Franchises |
13 | Circle K | United States of America | Convenience Store Franchises |
14 | H&R Block | Canada | Financial Services |
15 | RE/MAX | United States of America | Real Estate Franchises |
16 | Cold Stone Creamery® | United States of America | Ice Cream Franchises |
17 | Ramada Worldwide | United States of America | Hotel Franchises |
18 | Taco Bell | United States of America | Fast Food Franchises |
19 | The UPS Store® | United States of America | Mailing & Shipping Franchises |
20 | Jani-King | United States of America | Commercial Cleaning Franchises |
21 | ampm Mini Market | United States of America | Convenience Store Franchises |
22 | Kumon | Japan | Children & Education |
23 | Long John Silver's | United States of America | Fast Food Franchises |
24 | Anytime Fitness Inc. | United States of America | Gym Franchises |
25 | Vanguard Cleaning Systems | United States of America | Commercial Cleaning Franchises |
26 | Arby's | United States of America | Burger Franchises |
27 | Cartridge World | Australia | Computer Products Stores |
28 | Molly Maid | United States of America | House Cleaning Franchises |
29 | Snap-On Tools | United States of America | Home Improvement Retail Franchises |
30 | Merry Maids | United States of America | House Cleaning Franchises |
31 | Spherion | United States of America | Employment & Staffing Franchises |
32 | Mr. Handyman | United States of America | Handyman Franchises |
33 | Pirtek | Australia | Maintenance Franchises |
34 | Dairy Queen | United States of America | Fast Food Franchises |
35 | Expense Reduction Analysts | United Kingdom | Business Consulting Services |
36 | Bark Busters | Australia | Dog Training Franchises |
37 | Edible Arrangements | United States of America | Health Food Franchises |
38 | EmbroidMe | United States of America | Advertising & Marketing Franchises |
39 | Engel & Völkers | Germany | Real Estate Franchises |
40 | Merle Norman Cosmetics | United States of America | Cosmetic Franchises |
41 | Auntie Anne's Pretzels | United States of America | Bakery & Donut Franchises |
42 | MRI Network | United States of America | Personnel Services |
43 | Ben & Jerry's | United States of America | Ice Cream Franchises |
44 | Jazzercise | United States of America | Women's Fitness Franchises |
45 | Knight's Inn | United States of America | Hotel Franchises |
46 | GolfTEC | United States of America | Sports Franchises |
47 | Midas | United States of America | Automotive Repair Franchises |
48 | Matco Tools | United States of America | Automotive Franchises |
49 | Pita Pit | Canada | Fast Food Franchises |
50 | Chester's International | United States of America | Chicken Franchises |
51 | Travelodge | United States of America | Hotel Franchises |
52 | TAF™ | United States of America | Sporting Goods Stores |
53 | Days Inn | United States of America | Hotel Franchises |
54 | WSI Internet | Canada | Internet Franchises |
55 | Coffee News USA | Canada | Coffee Franchises |
56 | Snap Fitness | United States of America | Gym Franchises |
57 | Aussie Pet Mobile | Australia | Pet Grooming Franchises |
58 | Chem-Dry | United States of America | Carpet Cleaning Franchises |
59 | SIGNARAMA | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
60 | Cinnabon | United States of America | Bakery & Donut Franchises |
61 | Homewatch | United States of America | Senior Care Franchises |
62 | Supercuts | United States of America | Hair & Beauty Salon Franchises |
63 | Hampton Inn & Suites | United States of America | Hotel Franchises |
64 | Mathnasium | United States of America | Child Education Franchises |
65 | The Maids Home Services | United States of America | House Cleaning Franchises |
66 | Gymboree | United States of America | Child Fitness & Gym Franchises |
67 | Precision Tune Auto Care | United States of America | Automotive Repair Franchises |
68 | American Leak Detection | United States of America | Maintenance Franchises |
69 | Heaven's Best | United States of America | Carpet Cleaning Franchises |
70 | Express Employment Professionals | United States of America | Employment & Staffing Franchises |
71 | Papa Johns | United States of America | Pizza Franchises |
72 | Home Instead | United States of America | Senior Care Franchises |
73 | Budget Blinds | United States of America | Home Improvement Franchises |
74 | Fitness Together | United States of America | Gym Franchises |
75 | Allegra Print & Imaging | United States of America | Sign, Print & Copy Stores |
76 | Microtel Inns and Suites | United States of America | Hotel Franchises |
77 | Great Clips | United States of America | Hair Salon Franchises |
78 | PuroClean | United States of America | B2B Franchises |
79 | Novus | United States of America | Automotive Repair Franchises |
80 | Martinizing Dry Cleaning | United States of America | Dry-cleaning & Laundry Franchises |
81 | Howard Johnson | United States of America | Hotel Franchises |
82 | Sir Speedy | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
83 | Action Coach | Australia | Business Consulting Services |
84 | Sylvan Learning | United States of America | Children & Education |
85 | The Little Gym International | United States of America | Child Fitness & Gym Franchises |
86 | Jiffy Lube | United States of America | Oil Change Franchises |
87 | Proforma | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
88 | Furniture Medic | United States of America | Repair & Painting Franchises |
89 | Moe's Southwest Grill | United States of America | Fast Food Franchises |
90 | La Quinta | United States of America | Hotel Franchises |
91 | Minuteman Press | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
92 | Papa Murphy's Take 'N' Bake Pizza | United States of America | Pizza Franchises |
93 | CertaPro Painters | United States of America | Repair & Painting Franchises |
94 | PostNet | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
95 | FASTSIGNS® | United States of America | Printer, Copying & Sign Franchises |
96 | MAACO | United States of America | Automotive Repair Franchises |
97 | Rooter-Man | United States of America | Maintenance Franchises |
98 | Schlotzsky’s | United States of America | Sandwich & Bagel Franchises |
99 | Smoothie King | United States of America | Smoothie Franchises |
100 | Pak Mail | United States of America | Mailing & Shipping Franchises |
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