sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COMO A AUSÊNCIA DE AUTOCONFIANÇA AFETA O SUCESSO DOS FRANQUEADOS?

Baseado no artigo de Lizette Pirtle



A falta de autoconfiança é uma das maiores barreiras para a aprendizagem e, consequentemente, no desempenho e sucesso de uma pessoa. Todos nós temos essa experiência em algum nível, em determinado momento, especialmente quando nos defrontamos em uma situação nova ou desconhecida.

Novos franqueados são confrontados com um novo ambiente e diferentes exigências que os forçam para fora de sua zona de conforto. Uma cara fechada torna uma dura tarefa em uma situação ainda mais difícil.

A autoconfiança, por sua vez, nos dá uma perspectiva positiva e realista de nós mesmos e de nossas habilidades.

Todos os franqueados, em determinado momento, exercem essa autoconfiança, caso contrário não fariam o investimento para comprar a franquia. No entanto, assim que tomam a decisão e entram em contato com a realidade de ser um franqueado, sua falta de autoconfiança se mostra. A ausência de autoconfiança determina o grau de resistência do franqueado.

O que franqueados e franqueadores devem ter em mente é que a falta de autoconfiança está presente em todos os franqueados, apenas a sua magnitude difere de pessoa para pessoa.

Como diagnosticar a falta de autoconfiança? Ela tem a ver com ansiedade, insegurança e medo. Além de outros pontos, tais como:
Você se preocupa com o que os outros pensam ou dizem?
Você se compara aos outros? Você fica relutante em assumir riscos e agir?
Você é muito sensível a críticas?
Você tende a se autojustificar e/ou não admitir seus erros? Você não está pedindo ajuda e/ou recusando-a quando oferecida?
Você esconde suas fraquezas com blefe?

Franqueados precisam entender que a falta de autoconfiança é parte do processo de deixar suas zonas de conforto. Quando podemos reconhecer os nossos sentimentos e o que eles significam podemos aumentar nossa autoconfiança e desenvolver sentimentos positivos.

Há duas coisas que os franqueadores podem fazer para ajudar seus franqueados a passar por esse processo: boa comunicação e treinamento.

Durante o treinamento deve-se falar abertamente sobre a falta de autoconfiança como um elemento comum em todos os franqueados e que eles precisam gerenciar. Tratar de como ela se manifesta e suas conseqüências. É importante que se façam perguntas para ajudá-los a pensar em momentos em que eles se sentiram inseguros, como superaram seus medos e mudaram sua atitude para positiva.

Pontos que devem ser enfatizados:
A insegurança é um sentimento normal e todo mundo a tem num maior ou menor grau.
É importante reconhecer quando ela se manifesta para que se possa administrá-la.
A falta de autoconfiança é causada pela maneira como percebemos as coisas. Podemos não ser capazes de controlar as circunstâncias, mas podemos ter controle total do que pensamos. Por exemplo: se você acha que não atingiu o estágio que deveria, esse pensamento pode levá-lo a se sentir um fracasso. Você pode mudá-lo para: - Eu ainda não atingi esse estágio porque me faltam alguns conhecimentos e informações. Vou obtê-los e chegarei aonde desejo, pois sou uma pessoa bem sucedida.

Quando você estiver se sentindo inseguro, faça uma lista de suas realizações, ela vai ajudá-lo a conseguir uma perspectiva mais positiva.

Aprenda a aceitar o desconforto como um sinal de crescimento e, portanto, do movimento para o sucesso. É uma parte importante desse processo.

O treinamento eficaz é aquele em que se quebram todas as tarefas e os conceitos em pequenos passos. Pequenos pedaços são mais fáceis de assimilar, ainda mais, quando estamos nos sentindo ansiosos, inseguros ou inadequados. Conquistar um pequeno passo permite que os sentimentos positivos possam fluir.

Não espere que os franqueados dominem de imediato os novos conceitos. Não importa o quão simples eles possam ser para você. Você, franqueador, sabe como seu negócio funciona. O que fazer passo a passo para atingir os resultados desejados, portanto, soletre-os.
O treinamento eficaz garante que todos os passos conquistados pelos franqueados sejam devidamente comemorados. O que se busca é o movimento, o tamanho dos passos não é relevante. Certifique-se de ajudar os franqueados a desenvolver o hábito de comemorar os seus pequenos êxitos. Esse é um jogo que deve ser incluído no programa de treinamento. Ele começará a criar as mudanças que irão ajudar os franqueados a lidar com sua insegurança, no trato de seus negócios.

O segredo do sucesso do franqueador é reforçar seus franqueados com freqüência.

Por Paulo R. Fernandes

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