quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O CICLO DE VIDA DAS FRANQUIAS

Baseado em artigo Só Franquias


O ciclo de vida ou de maturidade das franquias é uma analogia ao ciclo de vida do produto. A expressão foi criada por 3 consultores da empresa WEBSOFTWARE em 2004/, após uma pesquisa no Brasil que envolveu franqueadores, franqueados, associações e consultores de franchising.

As empresas que operam no modelo de franquia passam por etapas de amadurecimento ao longo de sua vida. Em cada etapa suas necessidades e prioridades são interligadas num ciclo de amadurecimento.

Fases do ciclo de vida/maturidade das franquias:
·         Formatação: Etapa em que a empresa formata seus procedimentos, manualiza suas opera;coes, escolhe seu modelo de franquia, elabora seu plano de negócios de franquia e o seu plano de expansão.

·         Expansão: Etapa em que a franqueadora está vendendo suas unidades e a procura de empreendedores e investidores interessados em abrir um ponto de venda da franquia.

·         Consolidação: Etapa em que a rede busca estabelecer-se definitivamente e ocupar um lugar de destaque no mercado, consolidando uma marca sólida e respeitada.

·         Manutenção: Etapa em que a manutenção passa a ser preocupação número um da rede, a frente mesmo da expansão que continua importante, mas num segundo plano.

Prioridades na fase de Formatação:
Padronização de procedimentos

Confecção dos manuais operacionais
Pesquisas de mercado

Plano de negócio das franquias
Plano de comercialização das unidades franqueadas

Prioridades na fase de Expansão:
Modelo de expansão: unidades únicas, máster franquia, franquia de representação, etc...

Gestão de marketing
Gestão de contatos (prospects, investidores)



Prioridades na fase de Consolidação:
CRM

Gestão de Finanças
Gestão de Marketing
Política de Comunicação


Prioridades na fase de Manutenção:
Fornecedores
Logística
Compras
Royalties
Taxas de propaganda
Reciclagem


Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário