quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ABRIR FILIAIS OU FRANQUIAS?


Qualquer empresário que possua uma empresa que atue em varias cidades percebe que, para crescer, precisa de gerentes e pessoal qualificados. Isso, muitas vezes, é uma barreira ao crescimento do negócio.
Por outro lado, eles observam que uma boa parte de seus concorrentes são franquias. E na franquia, cada unidade, cada ponto de venda, tem um proprietário, o franqueado, e é por ele operada.

Qual a vantagem disso? São várias. As principais são:

  • Cada unidade é operada por um proprietário que está completamente comprometido com os resultados, o que nem sempre acontece com gerentes e empregados.
  • Eles compartilham com você uma parte de seus lucros, a título de royalties, além de lhe pagarem uma Taxa de Franquia ao adquirirem o negócio.
  • Você usa o capital deles para expandir o seu negócio.
  • Nesse modelo de negócios, sua tributação é menor. Cada unidade franqueada é responsável por seus tributos. Você pagará impostos apenas de sua própria empresa.


Além disso, a transformacão de uma empresa existente numa franquia não é tão dificil como se possa imaginar. Na realidade, é bastante simples. Existem, no Brasil, vários escritórios especializados e, mesmo, consultores independentes capazes de realizar esse trabalho por um preço que cabe no seu bolso.

E para começar, você pode escolher empregados leais, que já estão formados e querem ter seu próprio negócio, e conceder/vender a eles as primeiras franquias.
Considere isso tudo.

Por Paulo R. Fernandes

Um comentário: