quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COMO O FRANCHISING FUNCIONA


O franchisng existe desde meados do século XIX, mas foi durante as últimas décadas que se tornou popular. Hoje as pessoas estão começando uma franquia não com o um último recurso, mas até como uma opção de carreira.

Num primeiro momento, uma empresa depois de aprender com seus próprios erros e a observação do mercado alcança o sucesso com determinado produto/serviço. Ela desenvolve, então, uma característica peculiar ao seu produto/serviço que se torna um diferencial competitivo de mercado.

Ela avalia que seu negócio pode ser franqueado e decide tornar-se um franqueador.

Em seguida parte para aperfeiçoar o sistema através da abertura de uma segunda unidade ou unidade piloto.

Após certificar-se do sucesso do modelo, volta-se a estabelecer sua marca, registrando-a em marcas e patentes, se ainda não o fez.

É hora de formatar e manualizar sua franquia. Um consultor de franchising ou um escritório especializado reúne toda a documentação necessária ao processo, tais como os manuais operacionais, a circular de oferta, o contrato de franquia, entre outros. Taxa de Franquia e royalties são estabelecidos.

Cria-se um plano de vendas com um modelo de expansão para as unidades franqueadas.

Estabelece-se um perfil de franqueado que interessa ao negócio.

Escolhem-se os canais de venda.

O franqueador começa a venda de suas unidades franqueadas.

Os candidatos são selecionados de acordo com os recursos, habilidades e atitudes que mais interessam ao franqueador e que foram delineados no perfil. Eles recebem a circular de oferta para análise. Aí estão os números do franqueador, seu desempenho, suas projeções, uma cópia de contrato de franquia, informações relevantes, outras nem tanto.

Chega o momento do encontro entre franqueador e candidato. É o momento de casar ou desmanchar o namoro. Optando-se pelo casamento, o contrato é assinado.

Após a assinatura do contrato começa a assessoria para locação do ponto, fachada, adaptação do imóvel, contratação do pessoal.

O próximo passo é o treinamento do franqueado e sua equipe.

É hora de inaugurar e começar as atividades. O franqueador monitora o desempenho de sua nova unidade franqueada.

O franqueado atinge seu ponto de equilíbrio, vê seu investimento começar a retornar. Nasce mais uma história de sucesso.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário