sexta-feira, 13 de novembro de 2009

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SER UM FRANQUEADOR?



Franchising, que é um modelo de expansão de negócios, tem se tornado cada vez mais popular nas últimas três décadas.
Não há dúvidas quanto ao seu sucesso, mas as questões mais importantes são se esse é um negócio para você e se você está pronto para ser um franqueador.

A primeira coisa que se precisa entender é que a franquia é um negócio em si mesmo. Seu negócio pré-existente, que você pensa em franquear, é outro negócio.

Não é suficiente Ter um conceito de serviço superior a oferecer ao mercado, é necessário ter um sistema de franquias bem construído em torno dele. Ocorre, em alguns casos, que uma idéia não tão boa de negócio, mas com um sistema superior de franquia obtém sucesso.

A franquia é regulamentada pela lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Entre outras coisas, ela estabelece que nenhum contrato pode ser assinado e nenhuma quantia paga antes do prazo de 10 dias úteis, decorridos do recebimento de um documento preparado pelo franqueador de nome Circular de Oferta. A Circular de Oferta deve conter todas a informações relevantes do negócio, tais como um histórico da empresa, sua constituição social, a natureza de suas operações, seus demonstrativos financeiros, uma lista com os atuais franqueados e daqueles que deixaram a rede, etc.. Enfim, informações possam dar ao candidato a real situação da empresa a que está prestes a se unir.

Embora não seja exigido por lei, as associações de franchising tem orientado os candidatos a franqueados a solicitarem da empresa franqueadora o seu plano de negócios. Esse plano dá aos potenciais franqueados uma visão mais clara da viabilidade do negócio.

Para ser um franqueado de sucesso é necessário tomar todos os cuidados, obter todas as informações importantes do negócio , e, em não se sentindo bem seguro, buscar orientação de um consultor de franchising.

O trabalho de transformar uma empresa isolada  numa franquia é denominado formatação e pode levar de seis meses a um ano, em média.

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 4319/98, que alterará a Lei 8955/94, que rege o sistema de franchising no Brasil. De autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB – MT), a principal mudança é o estabelecimento do prazo mínimo de 12 meses de operação para que uma empresa adquira o direito de vender a franquia de sua marca. A atual lei não estabelece qualquer prazo.


Respondidos esses quesitos responda: já estou pronto para ser um franqueador?

Por Paulo R. Fernandes

Um comentário:

  1. Poxa...
    Eu tinha uma idéia leiga da coisa, agora lendo isso tudo vejo que não estou pronto para colocar minha empresa de transporte escolar no ramo de franquias, tenho sim, que me preparar mais. Mesmo aparecendo possíveis interessados a ser meu franqueado.
    Grato por você fazer este site e assim que eu puder e como tinha dito antes me preparar melhor, me tornarei um FRANQUEADOR.

    Forte abraço;

    Marcelo Alvarez
    celo_alvarez71@yahoo.com.br

    ResponderExcluir