quarta-feira, 4 de novembro de 2009

POR QUE ALGUNS DONOS DE FRANQUIA FRACASSAM?


Uma franquia empresarial é considerada a forma menos arriscada de iniciar um negócio, mas não há nenhuma garantia de sucesso. Acontece que algumas franquias, especialmente no ramo de fast food, são difíceis de ser tocadas com êxito.

A maioria das pessoas conhece o franchising, justamente pelas empresas de fast food, que se especializaram em fornecer alimentos com a mesma qualidade em qualquer lugar do mundo onde a marca exista.

Nesse negócio, você tem que abrir cedo para o café da manhã e ficar aberto até tarde da noite. A maioria dos proprietários de franquia de fast food ultrapassa, facilmente, 12 horas de trabalho por dia. Eles podem esquecer-se de feriados e finais de semana porque é, justamente, a época de maior faturamento. Este negócio só serve a alguém que esteja disposto a trabalhar duro durante, pelo menos, 60 a 70 horas por semana.

Os primeiros compradores deste tipo de franquia fizeram um excelente negócio. Agora, porém, em muitas áreas, esse mercado está saturado com muitas marcas competindo pelo mesmo mercado de alimentos. Elas variam de lanchonetes, cafeterias, rotisserias, casas de frango, pizzarias, entre outras.

Os aluguéis comerciais, as luvas e taxas dos shopping centers, tem aumentado sobremaneira, fazendo com que os custos deste tipo de comércio seja inflacionada e, por conseguinte, os preços finais aos consumidores. Não é raro, aqui no Brasil, vermos o preço de um lanche combinado ser maior que uma refeição numa churrascaria. Para um gaúcho, isso é uma afronta desaforada.

Para competir nesse mercado sempre em expansão, muitos franqueadores exigem lojas cada vez mais equipadas e nos mais caros locais. Para vencer a concorrência, eles fazem regularmente, ofertas especiais que são vendidas quase a preço de custo, o que faz com que seus franqueados trabalhem muito mais por muito menos dinheiro.

Outro problema importante para o franqueado é conseguir pagar os royalties sobre faturamento bruto, combinado às pequenas margens de lucro e aos altos custos de aluguel e pessoal. Isso tem reduzido significativamente a rentabilidade do modelo de negócio.

Nos últimos tempos, o mercado tornou-se ainda mais competitivo com a entrada dos supermercados no negócio de fast food. Muitas lojas de supermercado estão abertas 24 horas por dia. Nelas você pode encontrar frango frito, frango assado, pizzas, saladas e outros bons alimentos por um preço acessível.

Outra importante arma dos supermercados são as refeições prontas para microondas. Isso significa que mesmo as famílias que não gostam de cozinhar, não precisam ir a uma loja de fast food.

Outro invasor do mercado de fast food são as lojas de conveniência dos postos de combustíveis. Eles oferecem sanduíches prontos, outros feitos na hora e mesmo refeições para microondas.

A qualidade dos alimentos e a higiene que eram as maiores bandeiras do fast food, tem sido agora uma exigência dos órgãos governamentais de saúde e higiene pública. A própria legislação que determina condições de armazenamento de alimentos, prazos de validade, condições de transporte, entre outros, acarreta o desperdício de diversos alimentos como saladas e outros alimentos frescos.

Levando em conta todas as informações acima, conclui-se que o mercado está altamente competitivo, mesmo saturado em algumas regiões. Isso não significa que não existam boas oportunidades no mercado de fast food. Apenas é necessário muito cuidado, levando em conta todas as considerações acima e, de preferência, contar com a orientação de um consultor de franchising.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário