segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMO OS FRANQUEADORES PODEM AJUDAR SEUS FRANQUEADOS


Os franqueadores podem fornecer muita ajuda para seus franqueados, entre as quais destacamos as seguintes:

  Treinamento/Formação/Manual de Operações:  Um treinamento bem planejado e esmeradamente executado é tudo que o franqueado quer e sonha. A boa formação dos franqueados é um grande passo para o sucesso da franquia. Se a isso for acrescentado um Manual de Operações completo e detalhado com as regras, normas e especificações da franquia, bem como com a descrição precisa das tarefas, as chances de erro serão significativamente diminuídas. O treinamento do franqueado pode ser realizado em qualquer local determinado pelo franqueador, mas deve-se levar em conta que o treinamento represente o mais fielmente possível as situações do dia a dia da franquia. Outra preocupação importante é isolar os treinandos de distrações extra treinamento, como assuntos de interesses pessoais e/ou de outras operações paralelas. Para atender a esse quesitos, muitos franqueadores preferem trazer o treinamento para a sua sede.

  Assistência Financeira: Embora nem todos os franqueadores ofereçam assistência financeira, muitos repassam condições especiais de financiamento, que eles obtém junto aos bancos, para seus franqueados. Outros ainda, negociam diretamente com os bancos linhas de crédito para o estabelecimento de suas franquias.

ࠁ  Suporte: Praticamente todos os franqueadores oferecem apoio contínuo a seus franqueados em áreas como administrativa, recursos humanos, contabilidade e suporte técnico operacional. Orientam, também, assuntos como seguros, questões trabalhistas e quaisquer outros assuntos de interesse relativo à operação da franquia.

  Localização do Ponto Comercial: O localização do ponto comercial é de interesse tanto do franqueado como do franqueador. Por esta razão os franqueadores fazem questão de ajudar o franqueado a localizar o ponto ideal.

  Publicidade: Os esforços regionais e nacionais de publicidade são geralmente iniciados pelos franqueadores através do fundo de marketing cooperativo formado pela contribuição dos franqueados e do franqueador. Isso propicia campanhas de propaganda mais fortes, abrangentes e duradouras.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário