quarta-feira, 25 de novembro de 2009

5 CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Baseado em artigo de Andrew Rogerson



Se você pedir a dez empresários que façam uma lista das cinco mais importantes características de um empreendedor de sucesso, provavelmente acabará com onze listas. Os empresários não gostam de previsibilidade e respostas simplistas. Alguns também não sabem dizer ou teorizar sobre a forma como eles atingiram o sucesso. No entanto, se você analisar cada uma das onze listas, encontrará os seguintes traços em muitas delas:


1.VISÃO: Um dos primeiros atributos é ter uma visão clara e à frente. Conseguir vislumbrar aonde quer chegar, ser um visionário. É preciso estabelecer objetivos de longo prazo. Como diz o ditado: muito perto chega quem não sabe onde quer chegar.
2.PLANO DE NEGÓCIOS: Escrito, sim. Por incrível que pareça, alguns empresários afirmam que está tudo na sua cabeça. Na verdade, o plano de negócios se desdobra em vários outros planos, tais como: plano de vendas, plano de marketing, plano de comunicação, plano de produtividade, tudo na cabeça? “No lo creo”. O sucesso não é um evento da noite para o dia. Pode até acontecer de isso ocorrer, assim como se acerta sozinho na Mega Sena acumulada, mas geralmente chega com muito sangue, suor e lagrimas.
3.MANTER-SE ALERTA: Encare a realidade, mas não perca de vista suas perspectivas. Pode não ser sua imaginação que as vendas estão em queda, os clientes não parecem tão satisfeitos como costumavam estar, que seus funcionários estão preocupados, mas como um empreendedor, mantenha-se alerta. Encare a realidade de frente, tome medidas necessárias para retomar o melhor desempenho do seu negócio.
4.PESSOAS: Ninguém é um empresário bem sucedido sozinho. Seria igualmente verdade dizer que todos os empresários de sucesso desenvolvem, em grau muito elevado, a capacidade de comunicar e inspirar sua equipe. Alguns contratam os mais brilhantes profissionais e constroem um time poderoso. Outros, ainda, formam esses profissionais e os transformam em estrelas de um grande time.
5.PERSISTÊNCIA: A característica que você vai encontrar em todas as listas é - nunca desistir. Em uma época de crise, pode ser que você tenha que contatar mais pessoas para ter um sim, ou mesmo aumentar seu esforço de vendas ainda que apenas para manter o faturamento. Persistência é mais que uma palavra, é uma atitude.


Se você está considerando tornar-se um empresário, mas ainda não está certo de como começar, tem três opções. Uma opção é começar seu próprio negócio, a segunda opção é comprar uma empresa já existente e a terceira opção é comprar os direitos de uma franquia local. Trabalho e compreensão das variáveis do negócio o colocarão no caminho do sucesso.


Por Paulo R. Fernandes

Um comentário:

  1. Parabens pelas palavras sobre empreendedorismo... auto confiança

    ResponderExcluir