segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O QUE PERGUNTAR AO FRANQUEADOR ANTES DE COMPRAR UMA FRANQUIA?


Existem algumas perguntas que todo candidato a franqueado devia fazer ao franqueador. Ao analisar as oportunidades de franquia, considere que esse relacionamento pode durar muitos anos, talvez mais de uma geração, e seu potencial de negócio e felicidade futura dependem das respostas recebidas.

Capital de investimento, projeção de bons lucros e retorno sobre o investimento, portanto dinheiro, está longe de ser a única consideração importante no processo de decisão.

·         É importante começar por saber o histórico de negócios do franqueador. Sua experiência e a amplitude do seu conhecimento do campo em que você está prestes a entrar.

·         Como o franqueador seleciona os novos franqueados? Ele segue um perfil bem estabelecido? Se o item mais claro do perfil é se você tem o capital necessário, cuidado.

·        Qual é o canal de comunicação do franqueador com seus franqueados? Que tipo de tecnologia é usada? É uma tecnologia recente, atualizada com os tempos atuais?

·         Qual a rapidez com que respondem aos pedidos de informações dos candidatos a franqueados? A resposta é pronta e interessada ou você sente que o franqueador não gosta de ser incomodado? Se for isso que você percebe, mesmo antes de ele receber o seu dinheiro, como será seu acesso a ele quando o dinheiro houver trocado de mãos? É vital que as linhas de comunicação sejam abertas e, se elas forem conduzidas por profissionais, é bem provável que você estará se unindo a uma equipe vencedora.

·        Como estão se saindo os outros franqueados? Eles estão satisfeitos com o negócio? Os resultados alcançados atendem as expectativas deles?

·         Você tem acesso a todos os franqueados da rede? Pode escolher com qual ou quais entrar em contato para que possa ver, por si mesmo, se as informações e números podem ser checados e são confiáveis?

·      É hora do olho no olho com seu franqueador e seus planos de longo prazo para o negócio. Veja se você se encaixa neles. E, ainda, suas sugestões serão consideradas? Quantas idéias de franqueados foram incorporadas ao sistema?

·         Finalmente, está pronto para comprar o sonho que o franqueador está vendendo? Você tem lugar neles? Você tem uma contribuição a dar ao sistema? O que está esperando?

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário