terça-feira, 1 de dezembro de 2009

COMO AVALIAR UMA BOA OPORTUNIDADE DE FRANQUIA


Baseado em artigo de Lance Winslow

É surpreendente como muitas pessoas estão interessadas em comprar uma franquia, especialmente depois de uma crise econômica ou de uma ameaça dela.. Normalmente, quando as pessoas perdem os seus empregos há mais compradores de franquia no mercado. Entretando, muitas delas não podem pagar as franquias que almejam e outras, ainda, não conseguem financiamento. De qualquer forma, há mais pessoas procurando comprar franquias do que nunca.

A grande pergunta é: Como avaliar um bom negócio de franquia?

Existem muitas maneiras de escolher a melhor franquia para si e sua família. É necessário fazer uma escolha antes de fazer uma compra. A primeira coisa é você se olhar num espelho e descobrir que tipo de negócio você gostaria de ter. Depois, quanto dinheiro você tem para investir. Em seguida, se você se vê fazendo isso nos próximos 10 anos. A franquia é um compromisso de longo prazo.

Muitos funcionários de empresas mudam de emprego a cada 2 a 3 anos, mas no franchising não funciona dessa forma, os termos dos contratos de franquia estabelecem mais tempo. Então isso é algo que você precisa pensar de imediato Depois de ter preenchido os requisitos básicos, você precisa considerar se a marca do franqueador é forte em seu mercado. Além disso, é preciso avaliar se as pessoas vão realmente comprar os produtos e/ou serviços que serão oferecidos pela sua unidade franqueada.

Em seguida, você tem que olhar para ver se há uma grande quantidade de litígios em curso com o franqueador. E é importante saber se o franqueador é bem capitalizado e tem um forte time de executivos com bastante experiência. Para finalizar, converse com, pelo menos, 3 a 5 franqueados que já estejam no negócio há mais de 5 anos.

Eu espero que ao considerar todos esses fatores, possa escolher a melhor franquia para você.

Por Paulo R. Fernandes

Um comentário:

  1. A dificuldade é mesmo essa: conseguir avaliar uma franquia. Avaliar no sentido de potenciar real negócio futuro, não aquele que é anunciado em brochuras de franqueador com retorno de investimento muitas das vezes demasiado optimista, tendo como base uma métrica padrão que esquece, em alguns casos, a realidade do mercado local. Isto constata-se com frequência em franquias de menor porte, ou aquelas que agora são apelidadas de 'low cost'. Qual é a sua opinião, Paulo, precisamente neste tipo de franquias: as 'low cost' ?

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