quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FAZER UM MBA OU COMPRAR UMA FRANQUIA?

Baseado em artigo de Nick Friedman


Muitos profissionais, universitários e recém-formados do mundo inteiro sonham com a obtenção de um Master of Business Administration – MBA.

Especialmente para nós brasileiros, o MBA é visto como um acelerador de carreira. Sua efetivação exige empenho de tempo e dinheiro, o que muitos não tem.

Normalmente, há quatro fatores determinantes: custo, tempo envolvido, retorno sobre o investimento e mercado de trabalho. Surge, agora, um quinto fator para os candidatos americanos e, por que não para os brasileiros, investir num MBA ou usar a mesma quantia para comprar uma franquia?

Para pagar um MBA, enquanto matriculados, a maior parte das pessoas trabalha em tempo parcial, com baixos salários, esgotam as suas poupanças pessoais e/ou de seus pais, e ficam endividados com empréstimos estudantis.

Em contra-ponto o caminho da franquia pode oferecer uma maneira mais rápida de obter renda, muitas vezes, superior ao rendimento das pessoas com MBAs.

Atualmente um MBA não é mais garantia de oferta de emprego lucrativa, ou mesmo de aumentos salariais, especialmente tendo em conta o mercado de trabalho de hoje. Em uma economia ruim, as pessoas percebem sua instabilidade de emprego. Como resultado, a alternativa da franquia aumenta acentuadamente. É uma forma de buscar a segurança num negócio próprio.

Em vez de gastar aproximadamente 95.000 dólares e dois anos num MBA, mais e mais pessoas estão optando por gastar a mesma quantidade de dinheiro, ou até menos, para abrir uma franquia. E, em menos de dois anos, eles próprios estão produzindo um bom dinheiro.

O franchising permite que as pessoas entrem num negócio para si, mas não por si mesmos, diz Nick Friedman.

Estudos mostram que as franquias têm uma taxa de sucesso de 90% em comparação com apenas 15% das empresas que começaram a partir do zero. A maior probabilidade de sucesso, geralmente, muito se sobrepõe a qualquer taxa inicial de franquia e royalties mensais.

Assim como a faculdade, os pais podem fazer um investimento no futuro de seus filhos, ajudando-os a pagar uma franquia. Vários dos novos proprietários de franquia são recém-formados, o que não é o perfil típico do dono de franquia, mas, certamente, uma nova tendência.

Por Paulo R. Fernandes

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