quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A REGRA DE OURO DO FRANCHISING


Todos os negócios sejam independentes ou franquias podem ser analisados e/ou avaliados desde o crescimento ao potencial de lucro por meio de regras muito simples.

A regra de ouro do mundo dos negócios é: analisar o mercado que você está considerando entrar. É um mercado em declínio, estagnado ou em crescimento? O nível de concorrência é pequeno, médio ou grande? A concorrência tende a aumentar, se manter estável ou a diminuir?

A rentabilidade é confortável ou tende a diminuir? Os preços médios do setor têm subido, se mantido estáveis ou em declínio?

O melhor dos mundos, então, é entrar em um mercado em crescimento, com rentabilidade confortável, bom potencial de lucros e uma concorrência que não assuste.

Como não se podem ter todas as condições favoráveis ao mesmo tempo, avalie se aquilo que é desfavorável pode ser revertido por sua atuação ou, se ao menos, não inviabiliza o negócio.

Você até pode achar que essa não é a regra de ouro, que existem outras mais importantes, mas não a desconsidere, pode ser fatal.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário