sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SÃO AS PROMOÇÕES DE DESCONTO A MORTE DOS FRANQUEADOS? 


Promoções de desconto como os das franquias de fast food Subway Footlongs a $ 5, McDonald's e Burger Kiong de US $ 1 o Double Cheeseburger são atraentes para os consumidores e muito bons para o franqueador ... mas e os donos de franquia, quem paga a conta? Essas promoções do mercado americano, e algumas dessas promoções e brindes também ocorrem no Brasil, ultimamente tem sido ótimo para todos, exceto o dono de franquia.

O desconto no preço dos produtos é um dos temas mais controversos no franchising. Isso acontece porque o franqueador ganha seus royalties em cima das vendas brutas dos seus franqueados, independente da rentabilidade deles

Alguns franqueadores tem um ganho adicional ao fornecerem ingredientes e alimentos para seus franqueados.

Uma pesquisa realizada com franqueados aponta que eles, geralmente, arcam com o peso maior dos custos das promoções e, consequentemente, não estão satisfeitos com isso.

Por Paulo R. Fernandes

Um comentário:

  1. É injusto mesmo... existe outra maneira do franqueador receber seus Royalties sobre o faturamento?

    Muito bom seu blog, Parabéns!

    ResponderExcluir