terça-feira, 18 de maio de 2010

O CANDIDATO IDEAL À SUA FRANQUIA

Ocasionalmente, os franqueadores podem optar por adotar os serviços de uma empresa para recrutar e selecionar franqueados, mas geralmente esse trabalho é feito internamente. Sendo esse o caso, a primeira coisa a fazer é estabelecer o perfil do candidato ideal.

Qual é o conhecimento mínimo, as habilidades e o comportamento esperados. Isso feito, é preciso partir para os demais critérios. Entre eles:

1.Capacidade de investimento: Não importa quão qualificada a pessoa possa parecer, se ela não tem dinheiro, não perca o seu tempo nem o dela. Esta é a primeira pergunta que os franqueadores americanos fazem e que os brasileiros ficam constrangidos de fazer: “Tendes dinheiro?” Se a resposta for não, talvez, posso arrumar, a conversa termina ali. Esta deve ser uma questão de qualificação.
2.Conhecimento: Não necessariamente no setor de sua franquia, pois isso pode atrapalhar ao invés de ser uma vantagem, mas algum tipo de experiência em gerir seja negócio, seja pessoas. Se o candidato achar que já sabe tudo sobre o negócio, terá muitas dificuldades em aceitar as regras e direcionamento da franquia.
3.Habilidades: De vendas, de gerir pessoas, de relacionamento, empatia, de resolver problemas, entre outras específicas do seu negócio.
4.Comportamento/Atitude: Ele é uma pessoa proativa, positiva, gentil, alguém com quem você está disposto a ter um relacionamento mais próximo, pois isso será necessário, pelo menos, no início.

Antes, pois, de começar o processo, certifique-se de que tem um bom mecanismo de avaliação de desempenho, além de um claro instrumento de rescisão de contrato para que não fique preso a alguém inadequado para sua empresa.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário