quinta-feira, 20 de maio de 2010

ASSISTÊNCIA versus AUTOSSUFICIÊNCIA (Microfranchising)

Assistência, a prestação de socorro através da doação de alimentos, remédios, roupas, assistência médica, dinheiro e outros auxílios é uma solução de caráter temporário. É para ser usada em situações de desastres, tragédias da natureza, pobreza extrema e outras ocasiões importantes e urgentes. Todavia, se aplicada em caráter permanente, promoverá a dependência, transformando-se em assistencialismo.

A autossuficiência trabalha em formas para a redução/eliminação da pobreza. As ações que promovem a autossuficiência têm uma progressão lógica e compreendem 3 etapas:
1. Microcrédito - Ação de emprestar dinheiro aos pobres, ou seja, àqueles que não têm recursos para investir num pequeno negócio do qual já dispõem de know how.
2. Modelos de Negócios (Microfranching)- Disponibilizar modelos de negócios, de comprovados resultados, no tamanho correspondente aos micronegócios e microempresas.
3. Capacitação Profissional – Proporcionar treinamento e formação profissional aqueles que têm o desejo, mas não sabem como fazer, para que tenham sucesso em seus empreendimentos. Ajudar os que já estão operando a melhorar seus negócios.

A aplicação dos princípios de autossuficiência tem tirado milhares de pessoas da pobreza, colocando-as na posição de prover para suas famílias.

Espera-se de um governo que ele preste pronta assistência nas calamidades, desastres e pobreza extrema. Também é esperado que ele resista à tentação de transformar a assistência em assistencialismo que é um poderoso angariador de votos. É preciso que, tão logo as necessidades básicas das pessoas atingidas sejam satisfeitas, ele parta para a aplicação dos princípios de autossuficiênca.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário