quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMO REALIZAR SEU SONHO DE EMPREENDEDOR?


O primeiro passo é decidir que tipo de negócio você quer estabelecer. Analisar criteriosamente suas habilidades, talentos e recursos e ver se são compatíveis com a empreitada a que está se propondo.

No segundo passo recomendo a busca por uma franquia na sua área escolhida. As vantagens de uma franquia sobre um negócio isolado são indiscutíveis e comprovadas estatisticamente. A taxa de insucesso de uma franquia é expressivamente menor do que o de empresas independentes. Basta verificar os números do SEBRAE. Além disso, o franqueador fornece uma base de sucesso comprovada e um sistema de negócios que evita que o franqueado comece do zero. É claro que isso não dispensa o franqueado de desenvolver as habilidades necessárias e do empenho para tornar sua franquia um sucesso. Vide outros artigos deste blog que tratam de como escolher a franquia certa para você.

O terceiro passo é um bem elaborado e minucioso plano de negócios. Muitos candidatos a empreendedor relutam antes de fazer um plano de negócios. Parece que tem medo de descobrir pontos falhos na sua ideia. Bem, descobrir antes de empenhar seu dinheiro é bem melhor do que descobrir depois. Até porque, na maioria dos casos, é possível corrigi-los ou se antecipar a eles.
Um bom plano de negócios inclui: Descrição detalhada do negócio, mercado, concorrentes, fornecedores, público-alvo, mensuração da demanda, comportamento do mercado no futuro, instalações e equipamentos, investimento inicial, capital de terceiros, mão de obra, custos fixos, custos variáveis, cálculo do preço de venda, lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio, retorno sobre o investimento.

Isso considerado, pesquisas, escolhas, contas feitas, projeções, é hora da ação.

Por Paulo R. Fernandes

2 comentários:

  1. Olá Paulo. Obrigado pelas informaçoes que tem postado.

    Quanto você acha que é necessário ter de dinheiro para investir em uma franquia, para que o risco não seja muito alto? Sei que é uma pergunta difícil para ser respondida, mas gostaria de ter uma idéia. Tipo, "se eu tiver X, consigo montar uma franquia interessante que tem ótimas chances de sucesso". Esse X seria quanto, em média? Ou uma faixa que você acredita ser segura?

    Obrigado!
    sog2k7@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. TENHO 20 MIL REAIS ,,UK DEVERIA FASER PARA MONTAR UN NEGOSSIO PARA MIN,,SOU DE CRICIUMA SC,,

    ResponderExcluir