quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

10 DICAS AOS PROPRIETÁRIOS DO PRIMEIRO NEGÓCIO


1.    FOCO: Muitos de nós ao buscar seu primeiro negócio queremos abraçar todas as oportunidades de uma só vez.  Várias frentes de negócio vão dispersá-lo e limitar sua eficácia e produtividade. Faca uma coisa muito bem em vez de 10 mais ou menos ou mal.

2.    FAÇA O QUE VOCÊ SABE OU GOSTA: Não comece um negócio porque está na moda, todos estão abrindo um, ostenta grandes margens de lucro hipotético ou um rápido retorno sobre o investimento. Faça o que você ama. Estabeleça seu negócio em cima de seus pontos fortes e talentos e terá uma chance maior de sucesso. Não basta criar um negócio rentável, seu coração precisa estar nele.

3.    30 SEGUNDOS: O famoso jargão de que se você não consegue explicar seu conceito de negócio a alguém em 30 segundos, você ainda não tem um negócio, é batido, mas tem fundamento. Se você não consegue explicar sua ideia, seu negócio a alguém em poucas palavras, você ainda não o domina, está confuso e enrolado. Estude mais, pesquise mais, antes de colocá-lo para rodar.

4.    SAIBA O QUE VOCÊ SABE E O QUE VOCÊ NÃO SABE: Ninguém sabe tudo. Cerque-se de pessoas competentes e experientes e que estão interessadas no seu sucesso.  Pessoas bem sucedidas com quem você compartilha interesses comuns.  Atenção: nada a ver com palpites de familiares e amigos sem experiência em negócios.

5.    SEJA FRUGAL: Pratique e aperfeiçoe a arte de ser frugal. Nada de escritórios extravagantes, carrões e outras mordomias caras e desnecessárias. Mantenha seus custos baixos e sob controle. Saiba exatamente o que entra na sua empresa e cheque 3 vezes cada despesa.

6.    SUPORTE A PRESSÃO: Nenhum livro, estudo, plano de negócio pode prever 100% o futuro ou prepará-lo para tornar-se um empresário de sucesso. Não existe um plano perfeito, um caminho perfeito, uma estrada sem obstáculos.  Seu caráter, suas habilidades e seus talentos serão forjados sob fogo cerrado. Aprenda com seus erros, não os cometa novamente, elimine suas fraquezas.

7.    DINHEIRO NÃO VEM DE GRAÇA: Se você precisa alavancar capital para o seu negócio, seja simples. Esqueça planos mirabolantes que exigem grandes somas. Simplifique sua ideia até demonstrar que ela é viável. Prove que seu plano de negócio é realista, bem ajustado, exequível e com risco calculado. Demonstre seu valor antes de buscar investimentos.

8.    SEJA SAUDÁVEL: Você será muito mais produtivo se cuidar de si mesmo. Empreendedorismo é um estilo de vida e não uma competição. Dar tudo de si é diferente de ir à exaustão. Coma bem, descanse bem, exercite-se e encontre um tempo para si mesmo.

9.    NÃO SEJA FALASTRÃO: Fale com entusiasmo do seu negócio, mas não exagere. Evite divulgar objetivos de longo prazo como certezas. Seja otimista, mas discreto.

10. NÃO AFUNDE COM O NAVIO: Se as coisas tomaram um rumo indesejado e fugiram ao seu controle, saiba quando abandonar o barco. Como um bom capitão, seja o último a sair. Salve o que puder ser salvo, mas não afunde junto. Avalie o que deu errado. Determine como você utilizará essas duras lições para melhorar a si e aos seus futuros empreendimentos. O fracasso, às vezes, é inevitável, mas um verdadeiro empreendedor irá prevalecer sobre a adversidade.

Por Paulo R. Fernandes
Baseado em artigo de Scott Gerber

Nenhum comentário:

Postar um comentário