terça-feira, 27 de abril de 2010

4 PERFIS DE CANDIDATOS A FRANQUIA

Assim como existem vendedores diferentes com motivações diferentes, também existem compradores com diferentes tipos de necessidades e personalidades. Se você é o vendedor, a compreensão destes perfis pode ajudá-lo a ser mais bem sucedido.

1.    Desempregado
Este é, provavelmente, o melhor tipo de comprador. Entretanto, ele precisa ter o dinheiro bastante para o negócio e a disposição necessária para assumir riscos. Os desempregados estão motivados e, geralmente, estão prontos para tomar uma decisão e começar rapidamente.


2.    Analítico
Este será o comprador mais difícil. Eles sempre têm o dinheiro e as competências necessárias para gerir uma empresa, mas também tem uma necessidade absoluta de conhecer cada detalhe de informação sobre a economia, o mercado, os clientes, a concorrência, o negócio. São extremamente detalhistas e um pouco indecisos. Muitas reuniões são necessárias e as informações esmiuçadas em cada uma delas. Suas chances de assumir o risco emocional pela compra de uma empresa são muito baixas. Mesmo depois de todas as questões respondidas, eles estão indecisos. A chance que você tem de fazê-lo decidir-se é vender-lhe a idéia que o risco está em não assinar o contrato e ficar para trás, perder uma grande oportunidade.

3.    Boa Gente
É um comprador difícil. Gosta muito de falar e valoriza relacionamentos. Eles têm muita personalidade e charme, e você acha que eles são a pessoa perfeita para o negócio. São agradáveis para tratar, fazem perguntas educadas e pertinentes, Há apenas um problema, eles, geralmente, não têm dinheiro e podem, portanto, ser uma perda de tempo enorme. São tão bonzinhos que, eventualmente, você pode ter medo de dizer não ou ofendê-los.




4.    Sabe-Tudo
Se você souber como lidar com ele, pode ser um bom comprador. São autoritários e nem um pouco diplomáticos. Gostam de alardear seu grande conhecimento do negócio e de qualquer outra coisa. Provavelmente têm dinheiro. Ao contrário dos analíticos eles não se apegam a detalhes, querem ir direto ao ponto e saber como e quanto vão ganhar com o negócio. Se você estiver preparado e seguro para vender-lhes isso, será fácil negociar com eles. Por outro lado, eles não têm nenhum constrangimento em sugerir mudanças no seu negócio ou dizer-lhe o que acham você não está fazendo direito.


Por Paulo R. Fernandes

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