quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONHECENDO OS SEUS CUSTOS NA COMPRA DE UMA FRANQUIA EMPRESARIAL

CONHECENDO OS SEUS CUSTOS NA COMPRA DE UMA FRANQUIA EMPRESARIAL

O grande desafio na compra de uma franquia é saber exatamente quanto ela vai custar. Os famosos “custos desconhecidos” são a causa de algumas batalhas judiciais nas franquias de alto investimento.

Veja 6 tipos diferentes de custos envolvidos na compra de uma franquia empresarial:

1.     TAXA INICIAL DE FRANQUIA: Praticamente todas as Redes de Franquias cobram a cobram. Trata-se de uma taxa de adesão ao sistema. Costuma variar, no Brasil, de R$ 5.000,00 a R$ 250.000,00. Ela remunera o direito de uso da marca, a transferência de Know How, o modelo de negócio, o suporte técnico e na maioria dos casos o treinamento inicial.

2.     CUSTOS DE INSTALAÇÃO: São aqueles referentes à pintura, reforma e adequação do imóvel, luminosos, móveis, máquinas e equipamentos.

3.     IMPOSTOS, TAXAS E HONORÁRIOS: Abrange os gastos com abertura de empresa, impostos federais, estaduais e municipais, honorários contábeis e advocatícios.

4.     ROYALTIES: O sistema de franchising está estabelecido na cobrança de royalties que é um tipo de aluguel pelo uso da marca e do sistema em si. Eles podem ser um percentual do faturamento, um valor fixo cobrado mensalmente ou ainda, um valor percentual ou fixo na compra das mercadorias quando elas são fornecidas pelo franqueador..

5.     CUSTO DE FINANCIAMENTO: Se você tomar dinheiro com terceiros para implementar o seu negócio, há que considerar os juros a serem pagos.

6.     CAPITAL DE GIRO: É o custo para fazer o seu negócio girar, andar, funcionar. Sem esse dinheiro a empresa para. No ramo de serviços você pode considerar um capital de giro mínimo, o valor equivalente a 3 vezes o valor de seu custo fixo mensal. Já no ramo de comércio, pode-se considerar como capital de giro mínimo 3 vezes o valor mensal de compras. Uma combinação dos dois métodos não é incomum.


Em que pese considerar os custos acima, não deixe de perguntar: Além do que eu já relacionei como custo existe, ainda, alguma coisa que eu vou ter que  pagar ou isso é tudo?

Lembrem-se os famosos custos desconhecidos o são até serem revelados.

Por

 Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário