quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FRANQUIAS – PARA QUEM QUER COMEÇAR UM NEGÓCIO

Quem já não ouviu histórias de pessoas que se fizeram do nada. Samuel Klein das Casas Bahia, Silvio Santos e o seu Baú da Felicidade, ou ainda, as recentes histórias dos novos ricos da internet.

Ainda dá para repetir a façanha deles? É claro, desde que você tenha uma idéia luminosa e a competência para transformá-la em um negócio bem sucedido.

Para o restante dos mortais, uma boa idéia para quem é empreendedor e deseja iniciar o seu próprio negócio, é utilizar-se de boas idéias, que o mercado já testou e que deram certo. Isso se chama Franquia ou Franchising.

Descubra se você tem o perfil, o talento e os recursos necessários para ser um franqueado de sucesso.

Não decida o ramo de atividade apenas pelo resultado financeiro que ele lhe pode dar. Escolha um que tenha a ver contigo, uma atividade que, de preferência, te provoque a paixão ou, pelo menos, da qual você goste, se sinta confortável.

Acerque-se do maior número de garantias possíveis. É claro não existe negócio sem risco, mas você deve minimizá-lo ao máximo.

É essencial que converse com os franqueados da rede, dos mais entusiasmados aos mais insatisfeitos. Você vai aprender com os dois. Se não tiver nenhum insatisfeito, cuidado. Alguém está mentindo. Por melhor que seja o negócio, não se consegue agradar a todos.

Agora, se sua idéia é realmente luminosa e você tem certeza de que tem competência, vontade e recursos para implementá-la, com sucesso, vá em frente.

Quem sabe não vira, você, um franqueador.

Se esse for o caso, convide esse seu amigo aqui para formatar, manualizar e criar a sua rede.



Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário