terça-feira, 29 de setembro de 2009

FRANCHISING - VANTAGENS E DESAFIOS

FRANCHISING – VANTAGENS E DESAFIOS:


Todo modelo de negócio, inclusive o Franchising, tem suas vantagens e seus desafios.
O importante é que você os visualize antes de se decidir a assinar o contrato.
O objetivo aqui não é assustá-lo ou afastá-lo do franchising, mas quanto mais você souber sobre os riscos e desafios, mais chance terá de ser um franqueado de sucesso.


Algumas vantagens do sistema: Marcas consolidadas, Economia de escala nas compras, Orientação técnica profissional, Marketing e Financiamento.


Marcas Consolidadas: Uma marca consolidada passa confiança aos clientes. Eles têm uma expectativa positiva do seu negócio. Sabem o que podem esperar do seu negócio. Só haverá quebra de expectativas se você atendê-los mal.
Por ser um negócio já conhecido do público em geral ou do nicho correspondente você queima etapas em relação a um negócio que você vai começar do zero, tais como tornar-se conhecido, estabelecer um bom conceito com sua clientela, entre outros.
Essa queima de etapas faz com que você, mais rapidamente, atinja seu ponto de equilíbrio e retorne seu capital aplicado.


Economia de Escala: É esperado que um franqueador proporcione ganho de escala na compra de estoque e logística de seus franqueados. É preciso que seja mais barato para ele, franqueado, comprar dos fornecedores indicados pelo franqueador, do que buscar no mercado. Ou ainda, no caso de ser o próprio franqueador que lhe forneça os produtos, que este lhe garanta uma exclusividade tal que isso se torne uma vantagem competitiva para o franqueado.


Orientação Profissional: Suas ações como franqueado já foram formatadas e manualizadas. Você não precisa inventar nada para tocar o seu negócio. É claro que surgem oportunidades específicas do mercado em que você atua. Por exemplo: Uma festa na sua cidade, uma feira local de negócios, etc. Mesmo para essas tarefas, tidas como de primeira vez, você vai encontrar na sua rede, outro franqueado, um consultor de campo, alguém que já vivenciou isso e vai repassar a você o caminho das pedras.


O Marketing e a Publicidade: Tendem a ser feitos em grande escala. Ações que para um franqueado isolado seria impossível fazer. Através do Fundo de Marketing Cooperativo as campanhas tendem a ter uma maior abrangência e uma freqüência maior. Isso propicia ao franqueado os benefícios de nome e reconhecimento da marca.
Os esforços combinados da publicidade da franquia com a comercialização local do franqueado. Podem gerar uma combinação poderosa e lucrativa.


Financiamento: Pode ser difícil para pequenas empresas obter um financiamento suficiente para um começo sólido.
Quando você faz parte de uma rede de franquias conhecida, se torna bem mais fácil obter os recursos financeiros necessários e com melhores taxas de juros. Não raras vezes o próprio franqueador já estabeleceu um convênio com o banco para financiar seus franqueados.
No Brasil, instituições como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal possuem verbas especificas para financiar o mercado de franchising. Alguns bancos privados também estão oferecendo linhas de crédito para o setor.




Alguns Desafios: Rigidez de Procedimentos, Elos Fracos, Dependência do Franqueador, Território Demarcado.


Rigidez de Procedimentos: Todo franqueador determina que produtos e serviços sua rede deve comercializar. Algumas vezes isso se tornará uma camisa de força que o restringirá ou impedirá de aproveitar oportunidades locais. Por exemplo: você pode considerar que vender produtos de bombonier aos seus clientes lhe traria um excelente resultado, mas se isso não constar da lista de produtos do franqueador ele poderá impedi-lo de comercializar suas balas e bombons.


Elos Fracos: Algumas vezes seu negócio é tão forte quanto o elo mais fraco (franqueados de mal desempenho) da sua rede. A inconsistência na atuação de alguns franqueados pode acarretar sérios prejuízos na imagem da franquia.


Dependência do Franqueador: Há casos em que o negócio é maior do que o franqueador, isto é, ele não conseguiu acompanhar as demandas geradas pelo sucesso do seu negócio.
Quando isso acontece, para o bem de sua sobrevivência, você deve suprir localmente as carências que o franqueador não pode atender. Não como esperar que ele o faça, a curto prazo, portanto antecipe-se, proteja-se. Por exemplo: Se você espera que ele faça uma campanha publicitária nacional para impulsionar as sua vendas (do franqueado), pode ficar muito decepcionado com os resultados.


Território Demarcado: O que na maioria das vezes é visto como uma vantagem, pode se transformar num desafio. Pode acontecer de o melhor ponto da sua área estar fora do seu território de atuação, ou ainda, seu colega de marca, no território ao lado do seu, não consegue atender os clientes dele de maneira satisfatória e, eles clientes, querem que você os atenda, isso não será possível, o franqueador não concordará.


Enfim, como diz Bob Richman: Todo sistema de franquia é diferente, como é cada franqueado. Saiba o que você está procurando, faça perguntas e procure um sistema que se encaixe com seus objetivos e níveis de conforto. 

Por: Paulo R. Fernandes – Consultor de Franchising.

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