Baseado em artigo Só Franquias
O ciclo de vida ou de maturidade das franquias é uma analogia ao ciclo de vida do produto. A expressão foi criada por 3 consultores da empresa WEBSOFTWARE em 2004/, após uma pesquisa no Brasil que envolveu franqueadores, franqueados, associações e consultores de franchising.
As empresas que operam no modelo de franquia passam por etapas de amadurecimento ao longo de sua vida. Em cada etapa suas necessidades e prioridades são interligadas num ciclo de amadurecimento.
Fases do ciclo de vida/maturidade das franquias:
· Formatação: Etapa em que a empresa formata seus procedimentos, manualiza suas opera;coes, escolhe seu modelo de franquia, elabora seu plano de negócios de franquia e o seu plano de expansão.
· Expansão: Etapa em que a franqueadora está vendendo suas unidades e a procura de empreendedores e investidores interessados em abrir um ponto de venda da franquia.
· Consolidação: Etapa em que a rede busca estabelecer-se definitivamente e ocupar um lugar de destaque no mercado, consolidando uma marca sólida e respeitada.
· Manutenção: Etapa em que a manutenção passa a ser preocupação número um da rede, a frente mesmo da expansão que continua importante, mas num segundo plano.
Prioridades na fase de Formatação:
Padronização de procedimentos
Padronização de procedimentos
Confecção dos manuais operacionais
Pesquisas de mercado
Pesquisas de mercado
Plano de negócio das franquias
Plano de comercialização das unidades franqueadas
Prioridades na fase de Expansão:
Modelo de expansão: unidades únicas, máster franquia, franquia de representação, etc...
Modelo de expansão: unidades únicas, máster franquia, franquia de representação, etc...
Gestão de marketing
Gestão de contatos (prospects, investidores)
Gestão de contatos (prospects, investidores)
Prioridades na fase de Consolidação:
CRM
CRM
Gestão de Finanças
Gestão de Marketing
Política de Comunicação
Gestão de Marketing
Política de Comunicação
Prioridades na fase de Manutenção:
Fornecedores
Fornecedores
Logística
Compras
Royalties
Taxas de propaganda
Reciclagem
Royalties
Taxas de propaganda
Reciclagem
Por Paulo R. Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário