quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LOCALIZAÇÃO

No mercado de varejo e outras áreas de contato direto com o público, uma das variáveis mais importantes é o ponto comercial, a localização.

Talvez se Winston Churchill fosse chamado a dizer qual a importância dessa variável para o negócio, ele diria: Localização, Localização e Localização.

Três razões pelas quais a localização é primordial no franchising:

1.   POPULAÇÃO:       Existe uma quantidade suficiente do seu público alvo na área de sua localização? Essa população lhe permite sobrevivência e crescimento para quantos anos? É a população com o perfil certo para consumir seu produto?

2.   TRÂNSITO: O trânsito de pessoas, automóveis, ônibus, gera um fluxo de público suficiente para alimentar seu negócio? Há fácil acesso ao seu ponto de venda? O estacionamento é fácil, perto e com preço adequado? Seu ponto é facilmente visível pelo público?

3.   CENÁRIO: Como será esse local nos próximos 10/15 anos? Ainda haverá demanda para seu produto nessa área? Há algum incentivo/isenção que vai acabar nesse período? Essa localização continuará importante ou o desenvolvimento da cidade está se deslocando para outro local? A concorrência está mudando para outro lugar?

Antes de comprar uma franquia, certifique-se de obter respostas a essas importantes questões.  Consulte o plano diretor da cidade. Observe os passos de outras franquias concorrentes.  Só vá adiante tendo uma boa visão à frente, não arrisque no escuro. Pode ficar muito caro.


Por Paulo R. Fernandes

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