No mercado de varejo e outras áreas de contato direto com o público, uma das variáveis mais importantes é o ponto comercial, a localização.
Talvez se Winston Churchill fosse chamado a dizer qual a importância dessa variável para o negócio, ele diria: Localização, Localização e Localização.
Três razões pelas quais a localização é primordial no franchising:
1. POPULAÇÃO: Existe uma quantidade suficiente do seu público alvo na área de sua localização? Essa população lhe permite sobrevivência e crescimento para quantos anos? É a população com o perfil certo para consumir seu produto?
2. TRÂNSITO: O trânsito de pessoas, automóveis, ônibus, gera um fluxo de público suficiente para alimentar seu negócio? Há fácil acesso ao seu ponto de venda? O estacionamento é fácil, perto e com preço adequado? Seu ponto é facilmente visível pelo público?
3. CENÁRIO: Como será esse local nos próximos 10/15 anos? Ainda haverá demanda para seu produto nessa área? Há algum incentivo/isenção que vai acabar nesse período? Essa localização continuará importante ou o desenvolvimento da cidade está se deslocando para outro local? A concorrência está mudando para outro lugar?
Antes de comprar uma franquia, certifique-se de obter respostas a essas importantes questões. Consulte o plano diretor da cidade. Observe os passos de outras franquias concorrentes. Só vá adiante tendo uma boa visão à frente, não arrisque no escuro. Pode ficar muito caro.
Por Paulo R. Fernandes
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