sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FRANCHISING COMO FORMA DE EXPANSÃO

Empresas bem sucedidas são confrontadas com o desafio de crescer seus negócios para além de seus limites atuais.
O sistema de franchising é um caminho que pode ser considerado como uma boa alternativa de crescimento de sua rede de negócios,  sem assumir os custos diretos da operação  de cada novo ponto de venda.

A transformação da empresa numa franquia tem a prerrogativa de potencializar um crescimento  maior e bem mais rápido do que o tradicional através da abertura de filiais, sem contar as vantagens fiscais.

Como cada franqueado é responsável pela instalação de sua loja e de seus custos operacionais, o franqueador é poupado do esforço de disponibilizar esses recursos de seu próprio capital. Isso tende a facilitar um processo de expansão mais acelerado.

A menos que a empresa franqueadora seja a própria fornecedora do produto em si, pode haver um ganho menor com unidades franqueadas do que com unidades próprias, pois dessas últimas seu rendimento será representado apenas por royalties. O lucro fica para o franqueado. Mas, mesmo nesse caso, a médio e longo prazo, em função do crescimento do número de unidades franqueadas, a renda por royalties adquirirá tal vulto que confirmará o acerto da opção pelo sistema de franchising.

A opção pela franquia, no entanto, pressupõe alguns requisitos básicos, tais como:
·      As operações do seu negócio podem ser padronizadas, manualizadas e reproduzidas através de treinamento, aos franqueados?
·      A margem do seu negócio é suficiente para que o franqueado pague os royalties, o fundo de publicidade e ainda tenha um bom lucro?
·      Seu negócio oferece algum diferencial, em relação aos seus concorrentes, que possa ser uma vantagem competitiva aos seus franqueados?
·      O tamanho do mercado é compatível com o crescimento da sua rede?
·      Você tem uma marca respeitada e conhecida na região onde você atua?

Finalmente, procure os serviços de um especialista competente para ajudá-lo a decidir se seu negócio está pronto para ser uma franquia.

Por Paulo R. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário