segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O FRANQUEADO QUE TODO O FRANQUEADOR QUER

Baseado no artigo de Michael Muscarella.


Considerando-se que a maioria dos novos negócios falham nos primeiros anos, faz todo o sentido considerar uma franquia, onde a taxa de sucesso é muitas vezes maior.

Ao se interessar por este artigo, provavelmente você é alguém que já imaginou ter uma franquia. Talvez você tenha tido uma empresa no passado, ou seja um vendedor de sucesso procurando um negócio para trabalhar para si mesmo.
Você pode ter uma experiência tal em um ramo de atividade que o torna excepcionalmente adequado para uma franquia específica ou, ainda, pode ser um jovem iniciando sua vida profissional buscando um negócio próprio.

Seja qual for sua formação e motivação é importante investigar se a franquia pode ser um bom negócio para você, ou não.

Um candidato ideal à franquia precisa ser um self-starter (pró-ativo, com iniciativa).

O candidato ideal deve ser capaz de seguir rigorosamente um sistema de negócio. Embora esta afirmação pareça ser contraditória à anterior, não o é. Ser pró-ativo pode significar ir um pouco mais a fundo, encontrar maneiras de ser mais eficaz.

Se você está disposto a aceitar o risco e está confiante na sua capacidade de vencer. Está muito motivado e decidido a fazer bem. Quando as coisas não estão indo bem, você nunca hesita em saltar e sujar as mãos. Você trabalha duro hoje, mas sempre tem o futuro em mente. Então você tem as características que o tornam um bom potencial franqueado, desde que você não seja daqueles que insistem em reinventar a roda.

O aspecto mais importante na posse de uma franquia é que você estará trabalhando em um sistema já comprovado. Ao oferecer a venda de franquias, a empresa franqueadora já deve ter construído um negócio bem sucedido e que pode ser replicado. Além disso, deve ter o antídoto para a maioria dos erros cometidos quando se inicia um novo negócio. Ela deve ter uma estrutura de treinamento e suporte para ensinar-lhe como operar o seu negócio, mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência anterior.

A formação e o apoio devem continuar mesmo depois que sua unidade comece a operar. Seu grande compromisso deve ser o de seguir o sistema.

Se você é daquelas pessoas que não conseguem obedecer regras, que acham que já sabem o suficiente e que sozinhos fariam melhor, talvez deva considerar outra alternativa, um negócio próprio.

Um candidato ideal possui os recursos financeiros suficientes. Como qualquer negócio, o início das atividades pode ser muito caro. É, ainda mais, quando se trata de uma franquia, tendo em vista o pagamento da Taxa de Franquia e dos royalties. A Taxa de Franquia pode ser de valores abaixo de R$ 10.000,00 até os de 6 dígitos.

Muitas vezes, a taxa de franquia inicial pode incluir treinamento e outros benefícios, mas isso nem sempre é o caso. Os royalties podem ser uma quantia fixa ou um percentual do faturamento e. normalmente, do faturamento bruto. A curto prazo, a propriedade de uma franquia pode parecer caro, mas no longo prazo, compensa com bastante folga.

O nome da empresa por si só, muitas vezes, fornecer-lhe-á uma base de clientes. Você terá acesso a descontos de volume que sozinho não obteria. Além disso, a empresa de franquia pode ajudá-lo com a seleção do ponto comercial e intermediar financiamentos bancários. Esses benefícios, juntamente com um sistema já consolidado de negócios, geralmente, compensam os custos adicionais de inicialização.

Um candidato ideal terá feito a sua investigação. Há muitas maneiras de saber mais sobre oportunidades de franquia. Use a Internet. Consulte a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Descubra o que os clientes da empresa têm a dizer. Use a Web para verificar a concorrência. Sites de franquias relacionam listas de oportunidades e fornecem informações detalhadas, como as taxas de franquia e royalties. Depois de ter reduzido as suas opções, você pode solicitar informações adicionais ao completar um formulário com perguntas fornecidas pela empresa de franquia. Os resultados podem ser filtrados para encontrar as franquias que estão sendo oferecidas em sua área. Depois de ter sido contatado pelo franqueador, continue a sua investigação.

Se não encontrar no site da empresa, solicite a lista de franqueados. Selecione franqueados em territórios semelhantes ao seu. Visite, pelo menos, de 3 a 5 deles. Tenha em seu poder uma “pequena”lista de perguntas que você deseja fazer. Agende uma boa hora.

Saiba quanto tempo passou até começarem a ter lucro. Eles estão recebendo o apoio de que necessitam? Quantos funcionários têm? Como eles estão indo no negócio? O que fariam diferente se tivessem de fazê-lo novamente? Tire o máximo partido dessas entrevistas.

Um candidato ideal tem boas habilidades interpessoais e muita atitude. Para gerir uma empresa, você precisa ser capaz de trabalhar bem com os outros. Terá a necessidade de contratar e gerir colaboradores. Você precisa interagir com os clientes. Você vai querer que seus funcionários interajam com seus clientes da mesma maneira positiva com que você o faz. Negatividade atrai falhas e você deve garantir uma atmosfera positiva no seu negócio. O cliente é rei dever ser a posição predominante sua e de todos os seus empregados.

Um candidato ideal terá alguma experiência empresarial. Mesmo que você tenha operado um negócio não tão bem sucedido, você terá aprendido com seus erros, o que será útil agora. Experiência em vendas, gestão, marketing e relações humanas podem ser inestimáveis em seu novo negócio. Experiência e responsabilidade com o orçamento irá certamente beneficiá-lo. Mesmo se você não tiver nenhuma das competências listadas anteriormente, você ainda pode ser bem sucedido. Você só tem que trabalhar um pouco mais.

Cada empresa de franquia terá sua própria visão de um candidato ideal. Algumas oportunidades exigem experiência no setor de franquia e outros requerem competências adicionais. Verifique seus recursos financeiros, faça sua pesquisa, use a sua experiência em negócios, tenha uma atitude positiva e decida-se a seguir o sistema.

Com certeza, você será o candidato ideal para a sua franquia ideal.

Por Paulo R. Fernandes

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