Empresas bem sucedidas são confrontadas com o desafio de crescer seus negócios para além de seus limites atuais.
O sistema de franchising é um caminho que pode ser considerado como uma boa alternativa de crescimento de sua rede de negócios, sem assumir os custos diretos da operação de cada novo ponto de venda.
A transformação da empresa numa franquia tem a prerrogativa de potencializar um crescimento maior e bem mais rápido do que o tradicional através da abertura de filiais, sem contar as vantagens fiscais.
Como cada franqueado é responsável pela instalação de sua loja e de seus custos operacionais, o franqueador é poupado do esforço de disponibilizar esses recursos de seu próprio capital. Isso tende a facilitar um processo de expansão mais acelerado.
A menos que a empresa franqueadora seja a própria fornecedora do produto em si, pode haver um ganho menor com unidades franqueadas do que com unidades próprias, pois dessas últimas seu rendimento será representado apenas por royalties. O lucro fica para o franqueado. Mas, mesmo nesse caso, a médio e longo prazo, em função do crescimento do número de unidades franqueadas, a renda por royalties adquirirá tal vulto que confirmará o acerto da opção pelo sistema de franchising.
A opção pela franquia, no entanto, pressupõe alguns requisitos básicos, tais como:
· As operações do seu negócio podem ser padronizadas, manualizadas e reproduzidas através de treinamento, aos franqueados?
· A margem do seu negócio é suficiente para que o franqueado pague os royalties, o fundo de publicidade e ainda tenha um bom lucro?
· Seu negócio oferece algum diferencial, em relação aos seus concorrentes, que possa ser uma vantagem competitiva aos seus franqueados?
· O tamanho do mercado é compatível com o crescimento da sua rede?
· Você tem uma marca respeitada e conhecida na região onde você atua?
Finalmente, procure os serviços de um especialista competente para ajudá-lo a decidir se seu negócio está pronto para ser uma franquia.
Por Paulo R. Fernandes