sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FRANCHISING COMO FORMA DE EXPANSÃO

Empresas bem sucedidas são confrontadas com o desafio de crescer seus negócios para além de seus limites atuais.
O sistema de franchising é um caminho que pode ser considerado como uma boa alternativa de crescimento de sua rede de negócios,  sem assumir os custos diretos da operação  de cada novo ponto de venda.

A transformação da empresa numa franquia tem a prerrogativa de potencializar um crescimento  maior e bem mais rápido do que o tradicional através da abertura de filiais, sem contar as vantagens fiscais.

Como cada franqueado é responsável pela instalação de sua loja e de seus custos operacionais, o franqueador é poupado do esforço de disponibilizar esses recursos de seu próprio capital. Isso tende a facilitar um processo de expansão mais acelerado.

A menos que a empresa franqueadora seja a própria fornecedora do produto em si, pode haver um ganho menor com unidades franqueadas do que com unidades próprias, pois dessas últimas seu rendimento será representado apenas por royalties. O lucro fica para o franqueado. Mas, mesmo nesse caso, a médio e longo prazo, em função do crescimento do número de unidades franqueadas, a renda por royalties adquirirá tal vulto que confirmará o acerto da opção pelo sistema de franchising.

A opção pela franquia, no entanto, pressupõe alguns requisitos básicos, tais como:
·      As operações do seu negócio podem ser padronizadas, manualizadas e reproduzidas através de treinamento, aos franqueados?
·      A margem do seu negócio é suficiente para que o franqueado pague os royalties, o fundo de publicidade e ainda tenha um bom lucro?
·      Seu negócio oferece algum diferencial, em relação aos seus concorrentes, que possa ser uma vantagem competitiva aos seus franqueados?
·      O tamanho do mercado é compatível com o crescimento da sua rede?
·      Você tem uma marca respeitada e conhecida na região onde você atua?

Finalmente, procure os serviços de um especialista competente para ajudá-lo a decidir se seu negócio está pronto para ser uma franquia.

Por Paulo R. Fernandes

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

10 DICAS AOS PROPRIETÁRIOS DO PRIMEIRO NEGÓCIO


1.    FOCO: Muitos de nós ao buscar seu primeiro negócio queremos abraçar todas as oportunidades de uma só vez.  Várias frentes de negócio vão dispersá-lo e limitar sua eficácia e produtividade. Faca uma coisa muito bem em vez de 10 mais ou menos ou mal.

2.    FAÇA O QUE VOCÊ SABE OU GOSTA: Não comece um negócio porque está na moda, todos estão abrindo um, ostenta grandes margens de lucro hipotético ou um rápido retorno sobre o investimento. Faça o que você ama. Estabeleça seu negócio em cima de seus pontos fortes e talentos e terá uma chance maior de sucesso. Não basta criar um negócio rentável, seu coração precisa estar nele.

3.    30 SEGUNDOS: O famoso jargão de que se você não consegue explicar seu conceito de negócio a alguém em 30 segundos, você ainda não tem um negócio, é batido, mas tem fundamento. Se você não consegue explicar sua ideia, seu negócio a alguém em poucas palavras, você ainda não o domina, está confuso e enrolado. Estude mais, pesquise mais, antes de colocá-lo para rodar.

4.    SAIBA O QUE VOCÊ SABE E O QUE VOCÊ NÃO SABE: Ninguém sabe tudo. Cerque-se de pessoas competentes e experientes e que estão interessadas no seu sucesso.  Pessoas bem sucedidas com quem você compartilha interesses comuns.  Atenção: nada a ver com palpites de familiares e amigos sem experiência em negócios.

5.    SEJA FRUGAL: Pratique e aperfeiçoe a arte de ser frugal. Nada de escritórios extravagantes, carrões e outras mordomias caras e desnecessárias. Mantenha seus custos baixos e sob controle. Saiba exatamente o que entra na sua empresa e cheque 3 vezes cada despesa.

6.    SUPORTE A PRESSÃO: Nenhum livro, estudo, plano de negócio pode prever 100% o futuro ou prepará-lo para tornar-se um empresário de sucesso. Não existe um plano perfeito, um caminho perfeito, uma estrada sem obstáculos.  Seu caráter, suas habilidades e seus talentos serão forjados sob fogo cerrado. Aprenda com seus erros, não os cometa novamente, elimine suas fraquezas.

7.    DINHEIRO NÃO VEM DE GRAÇA: Se você precisa alavancar capital para o seu negócio, seja simples. Esqueça planos mirabolantes que exigem grandes somas. Simplifique sua ideia até demonstrar que ela é viável. Prove que seu plano de negócio é realista, bem ajustado, exequível e com risco calculado. Demonstre seu valor antes de buscar investimentos.

8.    SEJA SAUDÁVEL: Você será muito mais produtivo se cuidar de si mesmo. Empreendedorismo é um estilo de vida e não uma competição. Dar tudo de si é diferente de ir à exaustão. Coma bem, descanse bem, exercite-se e encontre um tempo para si mesmo.

9.    NÃO SEJA FALASTRÃO: Fale com entusiasmo do seu negócio, mas não exagere. Evite divulgar objetivos de longo prazo como certezas. Seja otimista, mas discreto.

10. NÃO AFUNDE COM O NAVIO: Se as coisas tomaram um rumo indesejado e fugiram ao seu controle, saiba quando abandonar o barco. Como um bom capitão, seja o último a sair. Salve o que puder ser salvo, mas não afunde junto. Avalie o que deu errado. Determine como você utilizará essas duras lições para melhorar a si e aos seus futuros empreendimentos. O fracasso, às vezes, é inevitável, mas um verdadeiro empreendedor irá prevalecer sobre a adversidade.

Por Paulo R. Fernandes
Baseado em artigo de Scott Gerber

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMO REALIZAR SEU SONHO DE EMPREENDEDOR?


O primeiro passo é decidir que tipo de negócio você quer estabelecer. Analisar criteriosamente suas habilidades, talentos e recursos e ver se são compatíveis com a empreitada a que está se propondo.

No segundo passo recomendo a busca por uma franquia na sua área escolhida. As vantagens de uma franquia sobre um negócio isolado são indiscutíveis e comprovadas estatisticamente. A taxa de insucesso de uma franquia é expressivamente menor do que o de empresas independentes. Basta verificar os números do SEBRAE. Além disso, o franqueador fornece uma base de sucesso comprovada e um sistema de negócios que evita que o franqueado comece do zero. É claro que isso não dispensa o franqueado de desenvolver as habilidades necessárias e do empenho para tornar sua franquia um sucesso. Vide outros artigos deste blog que tratam de como escolher a franquia certa para você.

O terceiro passo é um bem elaborado e minucioso plano de negócios. Muitos candidatos a empreendedor relutam antes de fazer um plano de negócios. Parece que tem medo de descobrir pontos falhos na sua ideia. Bem, descobrir antes de empenhar seu dinheiro é bem melhor do que descobrir depois. Até porque, na maioria dos casos, é possível corrigi-los ou se antecipar a eles.
Um bom plano de negócios inclui: Descrição detalhada do negócio, mercado, concorrentes, fornecedores, público-alvo, mensuração da demanda, comportamento do mercado no futuro, instalações e equipamentos, investimento inicial, capital de terceiros, mão de obra, custos fixos, custos variáveis, cálculo do preço de venda, lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio, retorno sobre o investimento.

Isso considerado, pesquisas, escolhas, contas feitas, projeções, é hora da ação.

Por Paulo R. Fernandes