sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ANO NOVO – PRONTO PARA MUDAR SUA VIDA?


Muitas pessoas sonham em abrir seu próprio negócio. Alguns julgam que a virada do ano é o agora ou nunca.

Difícil, mesmo, é deixar o seu emprego e “segurança” que ele lhe dá. Talvez, a melhor alternativa nem seja deixá-lo, mas abrir um negócio em paralelo. A hora de cortar o cordão umbilical é quando o novo negócio já lhe proporciona um rendimento igual ou maior que o do seu emprego atual. Mesmo nessas condições, algumas pessoas ainda relutam em deixar a comodidade do emprego. Mas, se não o fizerem no momento certo, estarão sepultando as chances de crescimento ou mesmo sobrevivência do seu negócio. Insegurança ou covardia não combinam com os desafios de tocar um negócio. É claro que existe uma diferença abismal entre coragem e impetuosidade. O corajoso avalia os riscos e decide, se for para sim, domina o medo e segue em frente. O impetuoso, via de regra, não faz uma avaliação criteriosa, decide por impulso e, na maioria das vezes, equivocadamente.

Ao decidir por abrir seu negócio, a franquia empresarial aparece como uma ótima alternativa, especialmente se você ainda não tem Know How, nem experiência como empresário. Os riscos são significativamente diminuídos em relação a um negócio isolado. As estatísticas do SEBRAE estão aí para confirmar isso.

Com os recursos disponíveis, hoje em dia, localizar a franquia ideal para você tornou-se muito mais fácil. Há vários sites que fornecem informações detalhadas sobre negócios de franquia. Eles ajudam os potenciais proprietários de franquias a encontrar sua melhor opção. Um dos principais sites é o da ABF, http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp. Há também os anuários Guia de Franquias e revistas especializadas.

Para diminuir, ainda mais, a chance de erro há o caminho da contratação de um profissional consultor de franquias para acompanhá-lo, passo a passo, em todas as etapas, da escolha à implantação do negócio.

A bola está com você...

Por Paulo R. Fernandes