terça-feira, 16 de novembro de 2010

Odeia seu trabalho?

Você tem duas alternativas:
  1. Mude de emprego
  2. Torne-se seu próprio patrão.

Se você sempre sonhou em ser o seu próprio chefe, comprar uma franquia empresarial é uma opção que você deve considerar seriamente.

Começar um negócio próprio traz consigo uma chance razoável de insucesso devido à sua inexperiência como empresário e falta de conhecimento do mercado específico. Portanto, a opção por uma franquia é sempre uma aposta mais segura, pois dá ao empreendedor um modelo de negócios já testado e comprovado pelo mercado, além do suporte e apoio do franqueador, especialmente nas primeiras etapas.

São muitas as opções no mercado brasileiro e cada vez mais franquias estrangeiras estão buscando se estabelecer no Brasil.

O desafio é achar uma do seu tamanho e com o seu jeito. Pense naquilo que você gosta ou gostaria de fazer. Verifique as franquias que oferecem esse produto/serviço. Veja se o investimento necessário cabe no seu bolso ou se você tem como financiá-la sem comprometer seus resultados.

Limite sua busca a 3 ou 4 marcas de bom conceito. Se você não tem muito capital, existem boas oportunidades de negócios entre franquias de pequeno porte (veja artigo nesse blog).

O caminho mais seguro, mais curto e mais barato é contratar um profissional de franquias que possa lhe ajudar a encontrar a franquia mais adequada a você. Ou, se preferir ir sozinho, cerque-se do maior número possível de informações relevantes, consulte a ABF – Associação Brasileira de Franchising, fale com franqueados da rede, entre outros cuidados.

Mas, atenção, odiar seu trabalho ou seu cheque, não pode ser, sozinha, a mola propulsora de sua aventura empreendedora.

Por Paulo R. Fernandes