quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COMO ENCONTRAR SUA FRANQUIA DE PEQUENO PORTE

As franquias de baixo investimento são a bola da vez. Elas têm proporcionado grandes oportunidades de negócio não só aos investidores, como a pessoas com menos recursos financeiros e que alimentam o sonho de ter seu próprio negócio.

A questão é: como encontrar a franquia de pequeno porte e baixo investimento ideal para você?

A primeira coisa a considerar é o dinheiro. Quanto você tem de dinheiro para investir (considerando o disponível e o que você pode levantar a um custo suportável)?  É suficiente para adquirir um negócio que lhe dê a renda que precisa ou quer? Consegue adquirir a franquia na sua área de interesse?

A segunda coisa é fazer uma lista das ofertas de franquia, nessa categoria, que possam lhe interessar. A primeira fonte para elaborar a lista é a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Outro local onde você pode procurar é no Google. Digite Franquias de pequeno porte, de baixo investimento, de baixo custo, etc. Mas, atenção é necessário investigar quem é o franqueador e checar cuidadosamente suas informações. Isso vale para a lista da ABF, também.

Verifique que setores estão em expansão, estáveis, estagnados ou em declínio. Estabeleça um cenário futuro da área que lhe interessa. Bem, parece que sua lista começa a diminuir.

Outro aspecto importante é: Eu tenho o perfil exigido pelo tipo de negócio que eu estou buscando? Eu gosto de lidar com pessoas ou eu prefiro trabalhar sozinho? A resposta a estas simples perguntas começa a desvendar a área adequada para você. Outras perguntas referentes às atividades inerentes a cada negócio devem ser honesta e criteriosamente respondidas antes que você se decida por um.

Com as opções que restaram na sua lista, é hora de iniciar os contatos com os franqueadores.

Por Paulo R. Fernandes

sábado, 9 de outubro de 2010

Comprar uma franquia? O que sua família pensa disso?

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar. David O. McKay

Algumas famílias inconsciente ou conscientemente sabotam um negócio. Uma franquia sem o apoio da família – um ou outro está condenado.

No início o franqueado está animado e conta que seus familiares participem dessa emoção. A família, por sua vez, por mais animada que esteja com o negócio, nem sempre avalia corretamente as perdas que virão:

  • ·      Menos tempo com cônjuge, filhos;
  • ·       Férias mais curtas ou sem a família;
  • ·       Decisão de adiar ter filhos;
  • ·       Redução no tempo livre
  • ·       Redução dos gastos em prol do novo negócio;
  • ·       Outros...

É da natureza humana evitar perdas. Se sentirmos que não estamos no controle podemos reagir e ficar irritados. Essas crises familiares, muitas vezes, inviabilizam um negócio.

Felizmente, a maioria das "perdas" acima é temporária, normalmente quando o novo negócio começa. Mas, "temporário" pode significar, pelo menos, um a três anos. Além disso, é preciso estar preparado para o inesperado:

  • ·       Gravidez: É difícil conciliar a chegada de um bebê com um novo negócio.
  • ·       Desistências: um membro da família que concordou em trabalhar no negócio, de repente, desiste.
  • ·       Doença grave pode atingir um membro da família e alocar todos os recursos e atenções da família para atender essa emergência.
  • ·       Outros...

Prepare sua família e seus amigos compartilhando seu entusiasmo, suas expectativas, medos e esperanças. Certifique-se de ter a adesão deles para contribuir nas dificuldades e mudanças que virão. Dê-lhes a oportunidade de opinar e se posicionar sobre as consequências do novo negócio. Mantenha abertas as linhas de comunicação. Eles se sentirão mais no controle e mais solidários.

Agora vá e comemore com eles o novo empreendimento da família.

Por Paulo R. Fernandes