quinta-feira, 30 de setembro de 2010

É VOCÊ UM EMPREENDEDOR?



Baseado em artigo de Eva Tahmincioglu


A crise mundial, downsizing, rigthsizing e outras causas de redução de pessoal nas empresas,  têm motivado muitas pessoas a optar por um negócio próprio.

Embora  isso possa ser um atrativo, especialmente se você tem uma grande idéia para um negócio, é necessário avaliar, criteriosamente, se você reúne as características de um empreendedor.

Quase todo mundo tem uma grande ideia, mas isso não significa que ela vai dar certo. Outros fatores são tão ou mais importantes que a idéia  inicial. Vamos nos ater as características pessoais do empreendedor:

1>    Ter paixão por ser seu próprio patrão, dono dos seus horários, dono do seu destino.

2>    Não temer assumir riscos. Não significa que são adeptos do bungee jumping, mas aceitam correr riscos quando eles estão em busca do sucesso de seu empreendimento.

3>    Forte desejo de ter sua própria empresa, de criar algo, de contribuir do seu jeito.

4>    Envergonham-se com o fracasso, mas não tem medo dele.

5>    Ser multitarefa é uma condição indispensável e extremamente necessária.

6>    Muitos tem uma ética própria, nem sempre em acordo com o senso comum.

7>    Sua autoconfiança é acima do que seria razoável.

8>    Os mais bem sucedidos são exímios delegadores e sabem como liderar e motivar sua equipe.

Se isso não o descrever, não significa que você está proibido de obter sucesso como empresário, mas sem alguns desses requisitos você estará nadando contra a correnteza.
Mas, quem sabe você não é um grande nadador?

Por Paulo R. Fernandes

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LOCALIZAÇÃO

No mercado de varejo e outras áreas de contato direto com o público, uma das variáveis mais importantes é o ponto comercial, a localização.

Talvez se Winston Churchill fosse chamado a dizer qual a importância dessa variável para o negócio, ele diria: Localização, Localização e Localização.

Três razões pelas quais a localização é primordial no franchising:

1.   POPULAÇÃO:       Existe uma quantidade suficiente do seu público alvo na área de sua localização? Essa população lhe permite sobrevivência e crescimento para quantos anos? É a população com o perfil certo para consumir seu produto?

2.   TRÂNSITO: O trânsito de pessoas, automóveis, ônibus, gera um fluxo de público suficiente para alimentar seu negócio? Há fácil acesso ao seu ponto de venda? O estacionamento é fácil, perto e com preço adequado? Seu ponto é facilmente visível pelo público?

3.   CENÁRIO: Como será esse local nos próximos 10/15 anos? Ainda haverá demanda para seu produto nessa área? Há algum incentivo/isenção que vai acabar nesse período? Essa localização continuará importante ou o desenvolvimento da cidade está se deslocando para outro local? A concorrência está mudando para outro lugar?

Antes de comprar uma franquia, certifique-se de obter respostas a essas importantes questões.  Consulte o plano diretor da cidade. Observe os passos de outras franquias concorrentes.  Só vá adiante tendo uma boa visão à frente, não arrisque no escuro. Pode ficar muito caro.


Por Paulo R. Fernandes