quarta-feira, 28 de abril de 2010

9ª FRANCHISING FAIR - Feira Nacional de Franquias



De 13 a 15 de maio Curitiba será a sede da 9ª FRANCHISING FAIR - Feira Nacional de Franquias. O evento acontece em Curitiba pela 5ª vez consecutiva e apresentará centenas de opções de investimentos nos segmentos de alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, cursos de informática, idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes, lazer, medicamentos, máquinas, acessórios, equipamentos, dentre outros. “A região sul é considerada a segunda maior concentradora de franquias do país, o que despertou o interesse das redes franqueadoras que pretendem expandir seus negócios na região”, explica o diretor da feira, Ademar Pahl. “A Franchising Fair é na verdade uma vitrine de oportunidades de negócios para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em tornarem-se franqueados de Sucesso”, complementa.

Patrocinadora oficial do evento, a Caixa Econômica Federal estará presente, cadastrando interessados em linhas de crédito para aquisição de franquias ou na ampliação de negócios através do programa “Caixa Franquias”, que oferece taxas reduzidas para o setor.

Dentre os expositores da 9ª Franchising Fair, destacam-se marcas como: Grupo Microlins, Instituto Embelleze, Eurodata, CNA - Inglês Definitivo, Prepara - Cursos Profissionalizantes, Learning Fun, Empada Caipira, Empada Carioca, Criare Móveis Planejados, Salomé Bar Franchising, Cazo - Perfumaria e Cosméticos, D´pil Depilação a laser, entre outras.

Além da exposição, a feira também oferecerá palestras gratuitas, ministradas por especialistas em franchising. Dentre os temas já foram definidos: “O desafio de ser um franqueado” e “Como tornar sua empresa uma franqueadora”.

O evento será realizado no Centro de Eventos da FIEP e os ingressos custam R$ 10,00. Mais informações pelo fone (55) 3333-1988 ou no site www.franchisingfair.com.br.



Serviço

Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias
Data: De 13 a 15 de Maio de 2010
Horário: 5ª e 6ª feira das 14h às 21h, e Sábado das 10h às 18h.
Local: Centro de Eventos da FIEP - Curitiba - Paraná
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 (Av. das Torres)
Palestras grátis: 5ª e 6ª feira às 14h30 e 16h30, e Sábado às 11h e 14h.
Informações: www.franchisingfair.com.br





ASSESSORIA DE IMPRENSA
9ª Franchising Fair

Alléttera Comunicação Empresarial
Fabiula Blum - MTB 4040/PR
Fones: (41) 3027-1894 - 8421- 8056
Av Cândido de Abreu, 427, Sl 406
Centro Cívico - Curitiba - PR
CEP: 80530-000

terça-feira, 27 de abril de 2010

4 PERFIS DE CANDIDATOS A FRANQUIA

Assim como existem vendedores diferentes com motivações diferentes, também existem compradores com diferentes tipos de necessidades e personalidades. Se você é o vendedor, a compreensão destes perfis pode ajudá-lo a ser mais bem sucedido.

1.    Desempregado
Este é, provavelmente, o melhor tipo de comprador. Entretanto, ele precisa ter o dinheiro bastante para o negócio e a disposição necessária para assumir riscos. Os desempregados estão motivados e, geralmente, estão prontos para tomar uma decisão e começar rapidamente.


2.    Analítico
Este será o comprador mais difícil. Eles sempre têm o dinheiro e as competências necessárias para gerir uma empresa, mas também tem uma necessidade absoluta de conhecer cada detalhe de informação sobre a economia, o mercado, os clientes, a concorrência, o negócio. São extremamente detalhistas e um pouco indecisos. Muitas reuniões são necessárias e as informações esmiuçadas em cada uma delas. Suas chances de assumir o risco emocional pela compra de uma empresa são muito baixas. Mesmo depois de todas as questões respondidas, eles estão indecisos. A chance que você tem de fazê-lo decidir-se é vender-lhe a idéia que o risco está em não assinar o contrato e ficar para trás, perder uma grande oportunidade.

3.    Boa Gente
É um comprador difícil. Gosta muito de falar e valoriza relacionamentos. Eles têm muita personalidade e charme, e você acha que eles são a pessoa perfeita para o negócio. São agradáveis para tratar, fazem perguntas educadas e pertinentes, Há apenas um problema, eles, geralmente, não têm dinheiro e podem, portanto, ser uma perda de tempo enorme. São tão bonzinhos que, eventualmente, você pode ter medo de dizer não ou ofendê-los.




4.    Sabe-Tudo
Se você souber como lidar com ele, pode ser um bom comprador. São autoritários e nem um pouco diplomáticos. Gostam de alardear seu grande conhecimento do negócio e de qualquer outra coisa. Provavelmente têm dinheiro. Ao contrário dos analíticos eles não se apegam a detalhes, querem ir direto ao ponto e saber como e quanto vão ganhar com o negócio. Se você estiver preparado e seguro para vender-lhes isso, será fácil negociar com eles. Por outro lado, eles não têm nenhum constrangimento em sugerir mudanças no seu negócio ou dizer-lhe o que acham você não está fazendo direito.


Por Paulo R. Fernandes

sábado, 24 de abril de 2010

DICAS PARA GERENCIAR COM SUCESSO AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES

Quem já não se deparou e, até mesmo, questionou o velho ditado que diz: "O cliente tem sempre razão”?

E quando surgem os momentos em que essa idéia é realmente posta a prova, um serviço de qualidade de atendimento é algo que cada negócio, independente da área de atuação, precisa implantar.

Atendimento de reclamações de clientes é uma parte fundamental na construção e manutenção da imagem da empresa.

As queixas dos clientes, descontado o grau de chateação inerente, trazem benefícios ao seu negócio. Um deles é fornecer um feedback direto de quais áreas precisam ser melhoradas. Quando bem conduzidas, as soluções dadas a essas reclamações podem construir uma base de clientes forte e leal. Desconsiderá-las resultará em frustração, vendas perdidas e má imagem da marca.

Ao ouvir seus clientes e responder prontamente suas preocupações, você lhes dará uma boa razão para continuar fazendo negócios com você.

A demora no atendimento faz com que a queixa cresça mais na mente do cliente. Ele, então, compartilhará sua experiência negativa com outros clientes, amigos, colegas de trabalho, o mundo.

Eis algumas dicas de como tratar as reclamações de forma rápida e eficaz:

1. Quando o cliente chega até você com uma queixa, pare o que está fazendo e ouça. Assuma uma atitude aberta e positiva. Faça contato visual e suavize sua expressão para mostrar que você está ouvindo.

2. Não discuta com o cliente. Você, até, pode ganhar a discussão, mas perderá o cliente. Veja as coisas do ponto de vista dele e encaminhe de tal forma que ele descubra, por si mesmo, que sua solução é a melhor.

3. Mantenha-se calmo e lúcido.

4. Ouça pacientemente até o cliente terminar. Não interrompa, mesmo que a resposta seja simples e fácil para você. Não fique ansioso, fale quando o cliente estiver pronto para ouvir. Se precisar de mais informações, faça perguntas como: Ö que aconteceu exatamente?’, “O que você gostaria que fizéssemos?” ou “qual a sua sugestão para resolvermos esse problema?”.
Lembre-se, o fato de perguntar ao cliente como ele quer resolver a situação, não significa que você tem que fazer do jeito dele. Apenas lhe fornecerá as informações necessárias para que você encaminhe a melhor solução.

5. Assegure ao cliente que seu problema terá uma solução. A melhor solução possível.

6. Peça ao cliente que faça sua reclamação por escrito, seja através de carta, formulário próprio ou e-mail.

7. Se você pode resolver o problema imediatamente, faça isso enquanto o cliente estiver presente. Se não puder ser de imediato, diga ao cliente exatamente o que você vai fazer e quanto tempo vai levar (conclua antes do prazo e surpreenda o cliente).

8. Esteja em contato regular com o cliente até o problema ser resolvido.

9. Após a solução do problema, faça o pós-venda e verifique o grau de satisfação do cliente com o encaminhamento dado.


Por Paulo R. Fernandes


Baseado em artigo de Christopher Palumbo