quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONHECENDO OS SEUS CUSTOS NA COMPRA DE UMA FRANQUIA EMPRESARIAL

CONHECENDO OS SEUS CUSTOS NA COMPRA DE UMA FRANQUIA EMPRESARIAL

O grande desafio na compra de uma franquia é saber exatamente quanto ela vai custar. Os famosos “custos desconhecidos” são a causa de algumas batalhas judiciais nas franquias de alto investimento.

Veja 6 tipos diferentes de custos envolvidos na compra de uma franquia empresarial:

1.     TAXA INICIAL DE FRANQUIA: Praticamente todas as Redes de Franquias cobram a cobram. Trata-se de uma taxa de adesão ao sistema. Costuma variar, no Brasil, de R$ 5.000,00 a R$ 250.000,00. Ela remunera o direito de uso da marca, a transferência de Know How, o modelo de negócio, o suporte técnico e na maioria dos casos o treinamento inicial.

2.     CUSTOS DE INSTALAÇÃO: São aqueles referentes à pintura, reforma e adequação do imóvel, luminosos, móveis, máquinas e equipamentos.

3.     IMPOSTOS, TAXAS E HONORÁRIOS: Abrange os gastos com abertura de empresa, impostos federais, estaduais e municipais, honorários contábeis e advocatícios.

4.     ROYALTIES: O sistema de franchising está estabelecido na cobrança de royalties que é um tipo de aluguel pelo uso da marca e do sistema em si. Eles podem ser um percentual do faturamento, um valor fixo cobrado mensalmente ou ainda, um valor percentual ou fixo na compra das mercadorias quando elas são fornecidas pelo franqueador..

5.     CUSTO DE FINANCIAMENTO: Se você tomar dinheiro com terceiros para implementar o seu negócio, há que considerar os juros a serem pagos.

6.     CAPITAL DE GIRO: É o custo para fazer o seu negócio girar, andar, funcionar. Sem esse dinheiro a empresa para. No ramo de serviços você pode considerar um capital de giro mínimo, o valor equivalente a 3 vezes o valor de seu custo fixo mensal. Já no ramo de comércio, pode-se considerar como capital de giro mínimo 3 vezes o valor mensal de compras. Uma combinação dos dois métodos não é incomum.


Em que pese considerar os custos acima, não deixe de perguntar: Além do que eu já relacionei como custo existe, ainda, alguma coisa que eu vou ter que  pagar ou isso é tudo?

Lembrem-se os famosos custos desconhecidos o são até serem revelados.

Por

 Paulo R. Fernandes

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

COMPRAR UMA FRANQUIA – OU NÃO

Um dos grandes sonhos e aspirações de muitas pessoas é ter seu próprio negócio. Um modelo de negócios se popularizou nas últimas décadas, a franquia. Através de uma marca e um produto consolidado no mercado, um empreendedor pode tornar-se proprietário de uma empresa com algumas vantagens concretas. No entanto, também existem algumas desvantagens ao comparar à opção negócio próprio independente.

Itens importantes a comparar são o montante de investimento em dinheiro, tempo e esforço necessário para trazer empresas ao ponto de rentabilidade.

ÍTEM
FRANQUIA
NEG. INDEPENDENTE
MARCA
Conhecida/consolidada no mercado
Desconhecida/precisa ser consolidada
PRODUTO
Testado e aceito pelo mercado
Tande a ser uma desvantagem. Porém, dependendo da originalidade, pode ser um diferencial competitivo
INVESTIMENTO
Tende a ser maior
Tende a ser menor
TEMPO
Menor por se tratar de um negócio já conhecido e aceito
Maior. Leva mais tempo Para tornar um negócio aceito e conhecido
ESFORÇO
Tende a ser menor
Tende a ser maior
DIVULGAÇÃO
Em grupo/compartilhada, tende a ter um custo menor
Individual tende a ter um custo maior.

Estes são alguns itens relevantes de comparação, mas outros podem ser agregados. Analise as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio e escolha o seu caminho.

Por Paulo R. Fernandes

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

APTIDÃO PARA O FRANCHISING

Considerando o valor da marca, localização, apoio do franqueador, produto ou serviço já devidamente testado pelo mercado, concorrência e condições econômicas que afetam o sucesso de qualquer negócio, franchising pode ser a melhor opção.

Entretanto, mesmo no negócio de franquia, não existe garantia de sucesso. Em que pese todas as vantagens do sistema de franchising sobre os negócios isolados, ainda assim, há que se considerar a capacidade de gestão do proprietário da franquia.

Uma boa maneira de medir o potencial sucesso é calcular sua taxa de aptidão empresarial. A pergunta é como se pode medir isso?

O estudo de negócios bem sucedidos permite estabelecer um perfil dos antecedentes familiares, valores fundamentais da personalidade, entre outros.

As qualidades comuns aos empresários bem sucedidos permitem que o candidato a proprietário de uma franquia faça uma auto-avaliação de suas aptidões.

Entre as habilidades encontradas nos vencedores encontramos:

Visão – enxergar à frente, vislumbrar os possíveis desdobramentos do negócio e onde pretende chegar.

Liderança – capacidade de influenciar, motivar, encorajar uma equipe. Assumir a responsabilidade pelas decisões.

Know how – domínio do conhecimento em sua área de atuação. Isso pode ser pré-existente ou desenvolvido no andamento do negócio.

Atitude – bom humor, coragem moral, resistência à frustração, persistência na busca de resultados.

Capital suficiente – possuir o capital necessário para tocar o negócio, seja através de recursos próprios ou da capacidade de reunir capital de terceiros.

É possível que você não reúna todas essas habilidades e competências simultaneamente. Pode ser que faltem algumas delas e você tenha outras não relacionadas neste mix.

O importante é ressaltar que mesmo de posse dessas qualidades o sucesso é mais provável, mas não garantido, pois existem alguns fatores imponderáveis e que podem não depender de você.

Ao mesmo tempo, a ausência de uma ou mais dessas qualidades pode significar um pouco mais de esforço, mas não determinam o seu fracasso.

Por que, então, testar suas aptidões? O autoconhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer batalha importante.

Por Paulo R. Fernandes