quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A REGRA DE OURO DO FRANCHISING


Todos os negócios sejam independentes ou franquias podem ser analisados e/ou avaliados desde o crescimento ao potencial de lucro por meio de regras muito simples.

A regra de ouro do mundo dos negócios é: analisar o mercado que você está considerando entrar. É um mercado em declínio, estagnado ou em crescimento? O nível de concorrência é pequeno, médio ou grande? A concorrência tende a aumentar, se manter estável ou a diminuir?

A rentabilidade é confortável ou tende a diminuir? Os preços médios do setor têm subido, se mantido estáveis ou em declínio?

O melhor dos mundos, então, é entrar em um mercado em crescimento, com rentabilidade confortável, bom potencial de lucros e uma concorrência que não assuste.

Como não se podem ter todas as condições favoráveis ao mesmo tempo, avalie se aquilo que é desfavorável pode ser revertido por sua atuação ou, se ao menos, não inviabiliza o negócio.

Você até pode achar que essa não é a regra de ouro, que existem outras mais importantes, mas não a desconsidere, pode ser fatal.

Por Paulo R. Fernandes

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA FRANQUIA


Em princípio, se você está empregado, está em risco. De um modo geral, o risco é maior numa situação de emprego do que se você estiver tocando um negócio próprio

No entanto, existem fatores a ser considerados nesta declaração. Por exemplo, há vários tipos de negócios para vários tipos de personalidade. Acredita-se, também, que certas pessoas simplesmente não têm as aptidões e ambições que acendam o seu desejo de sucesso independente e, preferem a “segurança” de um trabalho assalariado. Outros fatores como o valor de investimento que você está disposto a arriscar e se sua esposa vai deixar, também entram em jogo.

Um emprego proporciona uma falsa sensação de segurança. Sustentamos a idéia de que somos bons em alguma coisa e que o mercado sempre necessita de pessoas com esses talentos. Resumindo, se essa empresa não me quiser mais, não terei muita dificuldade em ser contratado por outra.

Tudo em nossa sociedade aponta para um senso de controle de carreira pelos bons profissionais. É uma premissa ruim, pior ainda, é um auto-engano.

Na última década ficou demonstrado que a sua competência pode ser a razão menos importante para você ter segurança em seu emprego. Os motivos de demissão são, muitas vezes, variáveis sobre as quais você não tem controle dentro de sua organização.

Por outro lado, os empreendedores vivem com um sentido muito forte dos riscos que irão enfrentar. Eles têm a nítida percepção de que tem um controle maior sobre suas vidas. Seus desafios dizem respeito à forma como operam suas empresas e como decidem frente aos seus obstáculos.
Eles conhecem os seus riscos (condições de mercado – condições financeiras – perfis de recursos humanos) e desenvolvem um código de ação para enfrentá-los.

Se você trabalha para uma grande ou média empresa, já deve ter percebido que a estratégia por ela adotada está acima do seu compromisso com cargos e pessoas. Se você trabalha para uma pequena empresa, já deve ter sacado que é preciso que você a faça dar certo, para que ela lhe pague.

É tempo dos profissionais reconhecerem as verdadeiras batalhas que lutamos e que as perspectivas de uma franquia são menos assustadoras que o atual mercado de trabalho.

A parte triste de tudo isso, é que poucos farão a passagem de empregado a proprietário de empresa. Porém, sejamos otimistas, cada vez mais e mais ex-empregados tomarão em suas mãos o rumo de suas vidas. Ficou melhor para o encerramento?

Por Paulo R. Fernandes

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FRANQUIAS – FATOS E MITOS

Baseado em artigo de Cari Lyn Vinci


Há uma boa razão para ter medo se você foi demitido durante seu pico de ganhos no ano. No passado você buscava um novo emprego por alguns meses e novamente estava recolocado no mercado de trabalho. As coisas mudaram. Muitos são demitidos e lutam durante um a dois anos e, no final desse tempo, continuam desempregados. Aqueles que podem, desistem e se aposentam.

No entanto, a maioria de nós ainda precisa ganhar a vida. Então, quais são as suas opções? Como você pode ganhar dinheiro sem ser um empregado?

Dependendo do seu conhecimento específico, você pode tornar-se um consultor ou começar um negócio do zero ou comprar uma empresa já existente ou, ainda, investir numa franquia. Se você procura a segurança de um modelo já comprovado, a franquia é o caminho a seguir. Entretanto, há que considerar os fatos e mitos de uma franquia:

MITO 1: Franquia obtém sucesso por causa do seu produto.
FATO: Você pode fazer um hambúrguer melhor que o do McDonalds? Claro que pode. Terá o mesmo sucesso que ele? Muito provavelmente não. Franquias são bem sucedidas por causa de seus sistemas de negócios - marketing, vendas, logística, operações e gestão. Uma prova disso e a média de idade e experiência anterior de um funcionário de empresas de fast food, como Mcdonalds, Bobs, Burguer King, etc. Se, praticamente, uma criança ou adolescente consegue executar um negócio de milhões de dólares é porque os sistemas são muito bem definidos.

MITO 2: Franquias de sucesso surgem através de novos produtos inovadores e sem concorrência.
FATO: Pense em uma franquia de sucesso.
Dunkin Donuts: As pessoas já comiam sonhos e roscas muito antes deles surgirem.
Subway: As pessoas já comiam e continuam comento sanduíches de baguete desde antes de surgir a franquia.
Franquias de sucesso surgem em negócios de base com muitos concorrentes. Consolidam-se através do desenvolvimento de sistemas de negócios eficazes que dominam o setor onde atuam.

MITO 3: Franchising é tudo fast food e varejo.
Fato: Há milhares de empresas de franquias em mais de 60 setores. Alimentação, educação, vestuário, medicamentos, aluguel de automóveis, material de construção, logística, publicidade, serviços – e a lista continua.

MITO 4: Franquias são caras.
FATO: Existem investimentos para todos os bolsos, desde as franquias chamadas de baixo custo, abaixo de R$ 10.000,00 até as de milhões de reais. Os custos contemplam a taxa de franquia, aluguel, adaptação do imóvel, marketing, além do capital de giro que é o valor necessário para manter as portas abertas até atingir o ponto de equilíbrio  (empatar despesas e receitas).

MITO 5: Qualquer empresa com um alto retorno exige um alto investimento.
FATO: O mais rápido crescimento no segmento do franchising é de empresas de serviço. Algumas das quais não necessitam de imóveis ou equipamentos. Elas exigem, em muitos casos, menos capital e tem um, também rápido, ROI (retorno sobre o investimento). Não existe uma correlação automática entre o custo de uma franquia e seu potencial financeiro.

MITO 6: Conhecimento específico da área é a chave do sucesso do franqueado e da franquia.
FATO: Apenas 25% dos franqueados permanece no mesmo setor onde trabalhavam como empregados. O franqueador ensina a tecnologia da empresa. Alguns deles sequer aceitam franqueados com experiência no setor, porque esses franqueados são menos propensos a seguir o sistema de negócios, o que pode contribuir para o seu insucesso.

MITO 7: Comprar uma franquia é como comprar um emprego.
FATO: O que os franqueadores não querem é franqueados com mentalidade de empregados. Eles querem franqueados que sejam empreendedores que queiram um negócio para si e não por si. É claro que os franqueadores têm todo o interesse em dar treinamento, assistência e suporte para que o negócio vá bem, pois, por conseqüência, isso repercute em melhores resultados para o seu negócio

MITO 8: Franquias são negócios complexos.
FATO: Para uma empresa ser uma franquia ela deve ser um negócio simples que possa ser facilmente replicado.  A questão não é “Será que eu consigo tocar esse negócio? A pergunta é: Em quanto tempo eu vou fazer esse negócio dar dinheiro? A vantagem da franquia é já conhecer os caminhos e atalhos para chegar mais rápido às suas metas financeiras.

MITO 9: Recessão não é um bom momento para investir numa franquia.
FATO: Empresas de franquias são muito menos, ou mesmo pouco, afetadas pelos ciclos econômicos do que empresas isoladas.  Muitas delas prosperam durante as recessões. Nos Estados Unidos, 16 das 30 empresas que compõem o índice Dow Jones, iniciaram suas atividades com a economia em recessão.

MITO 10: Franquia é bom, mas um bom emprego é mais garantido.
FATO: Mesmo sem levar em conta a possibilidade de demissão, veja os números de ambos os casos: o patrimônio líquido médio das famílias americanas chefiadas por um funcionário é de U$ 352.000. O patrimônio líquido médio das famílias americanas chefiadas por trabalhador independente (um empreendedor, um empresário) é de U$ 3.960.000.

Franchising não é para todos. A pergunta é: É para você?
Consulte artigos desse blog que tratam do que é necessário para ser um franqueado bem sucedido.

Por Paulo R. Fernandes

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O FRANQUEADO QUE TODO O FRANQUEADOR QUER

Baseado no artigo de Michael Muscarella.


Considerando-se que a maioria dos novos negócios falham nos primeiros anos, faz todo o sentido considerar uma franquia, onde a taxa de sucesso é muitas vezes maior.

Ao se interessar por este artigo, provavelmente você é alguém que já imaginou ter uma franquia. Talvez você tenha tido uma empresa no passado, ou seja um vendedor de sucesso procurando um negócio para trabalhar para si mesmo.
Você pode ter uma experiência tal em um ramo de atividade que o torna excepcionalmente adequado para uma franquia específica ou, ainda, pode ser um jovem iniciando sua vida profissional buscando um negócio próprio.

Seja qual for sua formação e motivação é importante investigar se a franquia pode ser um bom negócio para você, ou não.

Um candidato ideal à franquia precisa ser um self-starter (pró-ativo, com iniciativa).

O candidato ideal deve ser capaz de seguir rigorosamente um sistema de negócio. Embora esta afirmação pareça ser contraditória à anterior, não o é. Ser pró-ativo pode significar ir um pouco mais a fundo, encontrar maneiras de ser mais eficaz.

Se você está disposto a aceitar o risco e está confiante na sua capacidade de vencer. Está muito motivado e decidido a fazer bem. Quando as coisas não estão indo bem, você nunca hesita em saltar e sujar as mãos. Você trabalha duro hoje, mas sempre tem o futuro em mente. Então você tem as características que o tornam um bom potencial franqueado, desde que você não seja daqueles que insistem em reinventar a roda.

O aspecto mais importante na posse de uma franquia é que você estará trabalhando em um sistema já comprovado. Ao oferecer a venda de franquias, a empresa franqueadora já deve ter construído um negócio bem sucedido e que pode ser replicado. Além disso, deve ter o antídoto para a maioria dos erros cometidos quando se inicia um novo negócio. Ela deve ter uma estrutura de treinamento e suporte para ensinar-lhe como operar o seu negócio, mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência anterior.

A formação e o apoio devem continuar mesmo depois que sua unidade comece a operar. Seu grande compromisso deve ser o de seguir o sistema.

Se você é daquelas pessoas que não conseguem obedecer regras, que acham que já sabem o suficiente e que sozinhos fariam melhor, talvez deva considerar outra alternativa, um negócio próprio.

Um candidato ideal possui os recursos financeiros suficientes. Como qualquer negócio, o início das atividades pode ser muito caro. É, ainda mais, quando se trata de uma franquia, tendo em vista o pagamento da Taxa de Franquia e dos royalties. A Taxa de Franquia pode ser de valores abaixo de R$ 10.000,00 até os de 6 dígitos.

Muitas vezes, a taxa de franquia inicial pode incluir treinamento e outros benefícios, mas isso nem sempre é o caso. Os royalties podem ser uma quantia fixa ou um percentual do faturamento e. normalmente, do faturamento bruto. A curto prazo, a propriedade de uma franquia pode parecer caro, mas no longo prazo, compensa com bastante folga.

O nome da empresa por si só, muitas vezes, fornecer-lhe-á uma base de clientes. Você terá acesso a descontos de volume que sozinho não obteria. Além disso, a empresa de franquia pode ajudá-lo com a seleção do ponto comercial e intermediar financiamentos bancários. Esses benefícios, juntamente com um sistema já consolidado de negócios, geralmente, compensam os custos adicionais de inicialização.

Um candidato ideal terá feito a sua investigação. Há muitas maneiras de saber mais sobre oportunidades de franquia. Use a Internet. Consulte a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Descubra o que os clientes da empresa têm a dizer. Use a Web para verificar a concorrência. Sites de franquias relacionam listas de oportunidades e fornecem informações detalhadas, como as taxas de franquia e royalties. Depois de ter reduzido as suas opções, você pode solicitar informações adicionais ao completar um formulário com perguntas fornecidas pela empresa de franquia. Os resultados podem ser filtrados para encontrar as franquias que estão sendo oferecidas em sua área. Depois de ter sido contatado pelo franqueador, continue a sua investigação.

Se não encontrar no site da empresa, solicite a lista de franqueados. Selecione franqueados em territórios semelhantes ao seu. Visite, pelo menos, de 3 a 5 deles. Tenha em seu poder uma “pequena”lista de perguntas que você deseja fazer. Agende uma boa hora.

Saiba quanto tempo passou até começarem a ter lucro. Eles estão recebendo o apoio de que necessitam? Quantos funcionários têm? Como eles estão indo no negócio? O que fariam diferente se tivessem de fazê-lo novamente? Tire o máximo partido dessas entrevistas.

Um candidato ideal tem boas habilidades interpessoais e muita atitude. Para gerir uma empresa, você precisa ser capaz de trabalhar bem com os outros. Terá a necessidade de contratar e gerir colaboradores. Você precisa interagir com os clientes. Você vai querer que seus funcionários interajam com seus clientes da mesma maneira positiva com que você o faz. Negatividade atrai falhas e você deve garantir uma atmosfera positiva no seu negócio. O cliente é rei dever ser a posição predominante sua e de todos os seus empregados.

Um candidato ideal terá alguma experiência empresarial. Mesmo que você tenha operado um negócio não tão bem sucedido, você terá aprendido com seus erros, o que será útil agora. Experiência em vendas, gestão, marketing e relações humanas podem ser inestimáveis em seu novo negócio. Experiência e responsabilidade com o orçamento irá certamente beneficiá-lo. Mesmo se você não tiver nenhuma das competências listadas anteriormente, você ainda pode ser bem sucedido. Você só tem que trabalhar um pouco mais.

Cada empresa de franquia terá sua própria visão de um candidato ideal. Algumas oportunidades exigem experiência no setor de franquia e outros requerem competências adicionais. Verifique seus recursos financeiros, faça sua pesquisa, use a sua experiência em negócios, tenha uma atitude positiva e decida-se a seguir o sistema.

Com certeza, você será o candidato ideal para a sua franquia ideal.

Por Paulo R. Fernandes

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SÃO AS PROMOÇÕES DE DESCONTO A MORTE DOS FRANQUEADOS? 


Promoções de desconto como os das franquias de fast food Subway Footlongs a $ 5, McDonald's e Burger Kiong de US $ 1 o Double Cheeseburger são atraentes para os consumidores e muito bons para o franqueador ... mas e os donos de franquia, quem paga a conta? Essas promoções do mercado americano, e algumas dessas promoções e brindes também ocorrem no Brasil, ultimamente tem sido ótimo para todos, exceto o dono de franquia.

O desconto no preço dos produtos é um dos temas mais controversos no franchising. Isso acontece porque o franqueador ganha seus royalties em cima das vendas brutas dos seus franqueados, independente da rentabilidade deles

Alguns franqueadores tem um ganho adicional ao fornecerem ingredientes e alimentos para seus franqueados.

Uma pesquisa realizada com franqueados aponta que eles, geralmente, arcam com o peso maior dos custos das promoções e, consequentemente, não estão satisfeitos com isso.

Por Paulo R. Fernandes

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FAZER UM MBA OU COMPRAR UMA FRANQUIA?

Baseado em artigo de Nick Friedman


Muitos profissionais, universitários e recém-formados do mundo inteiro sonham com a obtenção de um Master of Business Administration – MBA.

Especialmente para nós brasileiros, o MBA é visto como um acelerador de carreira. Sua efetivação exige empenho de tempo e dinheiro, o que muitos não tem.

Normalmente, há quatro fatores determinantes: custo, tempo envolvido, retorno sobre o investimento e mercado de trabalho. Surge, agora, um quinto fator para os candidatos americanos e, por que não para os brasileiros, investir num MBA ou usar a mesma quantia para comprar uma franquia?

Para pagar um MBA, enquanto matriculados, a maior parte das pessoas trabalha em tempo parcial, com baixos salários, esgotam as suas poupanças pessoais e/ou de seus pais, e ficam endividados com empréstimos estudantis.

Em contra-ponto o caminho da franquia pode oferecer uma maneira mais rápida de obter renda, muitas vezes, superior ao rendimento das pessoas com MBAs.

Atualmente um MBA não é mais garantia de oferta de emprego lucrativa, ou mesmo de aumentos salariais, especialmente tendo em conta o mercado de trabalho de hoje. Em uma economia ruim, as pessoas percebem sua instabilidade de emprego. Como resultado, a alternativa da franquia aumenta acentuadamente. É uma forma de buscar a segurança num negócio próprio.

Em vez de gastar aproximadamente 95.000 dólares e dois anos num MBA, mais e mais pessoas estão optando por gastar a mesma quantidade de dinheiro, ou até menos, para abrir uma franquia. E, em menos de dois anos, eles próprios estão produzindo um bom dinheiro.

O franchising permite que as pessoas entrem num negócio para si, mas não por si mesmos, diz Nick Friedman.

Estudos mostram que as franquias têm uma taxa de sucesso de 90% em comparação com apenas 15% das empresas que começaram a partir do zero. A maior probabilidade de sucesso, geralmente, muito se sobrepõe a qualquer taxa inicial de franquia e royalties mensais.

Assim como a faculdade, os pais podem fazer um investimento no futuro de seus filhos, ajudando-os a pagar uma franquia. Vários dos novos proprietários de franquia são recém-formados, o que não é o perfil típico do dono de franquia, mas, certamente, uma nova tendência.

Por Paulo R. Fernandes

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

COMO AVALIAR UMA BOA OPORTUNIDADE DE FRANQUIA


Baseado em artigo de Lance Winslow

É surpreendente como muitas pessoas estão interessadas em comprar uma franquia, especialmente depois de uma crise econômica ou de uma ameaça dela.. Normalmente, quando as pessoas perdem os seus empregos há mais compradores de franquia no mercado. Entretando, muitas delas não podem pagar as franquias que almejam e outras, ainda, não conseguem financiamento. De qualquer forma, há mais pessoas procurando comprar franquias do que nunca.

A grande pergunta é: Como avaliar um bom negócio de franquia?

Existem muitas maneiras de escolher a melhor franquia para si e sua família. É necessário fazer uma escolha antes de fazer uma compra. A primeira coisa é você se olhar num espelho e descobrir que tipo de negócio você gostaria de ter. Depois, quanto dinheiro você tem para investir. Em seguida, se você se vê fazendo isso nos próximos 10 anos. A franquia é um compromisso de longo prazo.

Muitos funcionários de empresas mudam de emprego a cada 2 a 3 anos, mas no franchising não funciona dessa forma, os termos dos contratos de franquia estabelecem mais tempo. Então isso é algo que você precisa pensar de imediato Depois de ter preenchido os requisitos básicos, você precisa considerar se a marca do franqueador é forte em seu mercado. Além disso, é preciso avaliar se as pessoas vão realmente comprar os produtos e/ou serviços que serão oferecidos pela sua unidade franqueada.

Em seguida, você tem que olhar para ver se há uma grande quantidade de litígios em curso com o franqueador. E é importante saber se o franqueador é bem capitalizado e tem um forte time de executivos com bastante experiência. Para finalizar, converse com, pelo menos, 3 a 5 franqueados que já estejam no negócio há mais de 5 anos.

Eu espero que ao considerar todos esses fatores, possa escolher a melhor franquia para você.

Por Paulo R. Fernandes